Numa rodada da Liga Europa repleta de jogos com portões fechados, por causa da pandemia de coronavírus, diversos visitantes conseguiram construir o placar fora de casa. O Shakhtar Donetsk esteve entre aqueles que se aproveitaram da situação, ao encarar o Wolfsburg na Alemanha. Diante da vazia Volkswagen Arena, os ucranianos saíram em vantagem nas oitavas de final e voltam para casa com a boa vitória por 2 a 1. Foi um resultado positivo pela partida aberta, em que os dois times chegaram a desperdiçar pênaltis.

Apesar do bom começo do Wolfsburg na partida, o Shakhtar conseguiu abrir o placar logo em uma de suas primeiras chegadas, aos 16. Após o cruzamento da esquerda, a zaga não cortou e Junior Moraes apareceu dentro da área para balançar as redes. Os ucranianos ganharam confiança com o tento e cresceram na partida, com muita velocidade em suas transições. A chance do segundo gol viria aos 22, com um pênalti favorável aos visitantes. Viktor Kovalenko cobrou mal e facilitou a defesa de Koen Casteels, que nem deu rebote.

O Wolfsburg se recuperaria do baque apenas no final do primeiro tempo. Ainda assim, os Lobos desperdiçaram a grande chance do empate. Após pênalti anotado pela arbitragem, Wout Weghorst escorregou na hora de cobrar e mandou para fora. A sorte dos alemães é que o gol de empate não demoraria a vir no segundo tempo. Aos quatro minutos, Josip Brekalo cobrou escanteio e, no meio de três, John Brooks desviou de cabeça para as redes.

A partida parecia aberta o suficiente, até que o Shakhtar anotasse o gol da vitória aos 28 minutos. Alan Patrick cobrou uma falta no capricho, mas Casteels desviou o chute em direção ao travessão. Ainda assim, o rebote sobrou a Marcos Antônio e o meio-campista aproveitou a meta vazia para arrematar. Durante a reta final do jogo, o Wolfsburg pressionou pelo empate e criou algumas boas oportunidades. Daniel Ginczek, que saíra do banco, foi quem mais assustou. Mas nada que exigisse tanto do goleiro Andriy Pyatov.

Tanto o Campeonato Alemão quanto o Ucraniano seguem em frente, com portões fechados. O Wolfsburg visitará o Augsburg no final de semana, enquanto o Shakhtar tentará sustentar sua ampla vantagem na liderança da liga contra o Zorya Luhansk. O reencontro pelas oitavas de final da Liga Europa, em teoria, acontecerá na próxima quinta-feira.