Ainda teremos que esperar até o segundo dia de novembro para que nossas vidas sejam arrebatadas pelo novo Football Manager 2019. No entanto, a Sports Interactive tratou de aplacar a ansiedade coletiva, nesta quinta-feira, apresentando algumas das principais novidades do jogo. E algumas são bem importantes, como relatamos a seguir.

Novo layout

Toda edição nova do Football Manager traz algumas novidades visuais, e esta não será diferente. A Sports Interactive afirma que tentou deixar a interface mais “limpa e fresca”, e “mais fácil do que nunca” para encontrar as coisas que você precisa. São mudanças “mínimas, mas significativas”, principalmente nas páginas de treinos e táticas, que receberam as maiores modificações nesta atualização.

Para mais informações e fotos, aqui.

Treinamentos 

É praticamente uma revolução. Antes, cada dia sem jogo comportava uma sessão de treinamentos, em termos gerais: ataque, defesa, tática, coesão de equipe, físico ou posse de bola. Isso ainda está disponível, mas, agora, são três sessões de treinamento por dia, e com até dez áreas específicas de treinamento para você poder organizar um cronograma bem parecido aos da vida real – e perder mais horas de sono no processo.

Por exemplo, em vez de treinar o sistema ofensivo como um todo, você pode focar em criação de chances na terça-feira, finalização na quarta, jogo pelos flancos na quinta, disputar a partida de sexta-feira da Bundesliga, agora totalmente licenciada no Football Manager, e permitir que a rapaziada descanse no sábado.

Será possível medir o impacto das sessões de treinamento em termos de risco de lesão, atributos e condições gerais. Também dá para avaliar o desempenho dos jogadores nas sessões de treinamento, inclusive com um estreante sistema de notas, e receber relatórios do fisioterapeuta sobre quais atletas podem trabalhar em quais intensidades. Não se esqueça: os jogadores virtuais também são seres humanos, então utilize algumas sessões para descanso e recuperação, depois das partidas.

Evidentemente, o jogo fica mais complicado, mas também havia muita reclamação de que o seu time não respondia adequadamente ao treinamento que era dado. Com setores mais específicos, isso talvez mude. E caso você seja da turma dos preguiçosos, da qual eu sou um dos fundadores, ainda é possível delegar parte ou todo o treinamento para seus auxiliares e também utilizar cronogramas pré-determinados de treinos, para pré-temporada, que agora será mais importante do que nunca, semanas cheias, vazias ou antes de jogos importantes.

Caso você leia inglês, pode clicar aqui para saber mais e ver outras imagens.

Táticas

A primeira coisa que você tem que escolher é sua filosofia e, para ajudar, o jogo já oferece as mais famosas: o Gegenpress de Jürgen Klopp, o espanhol Tiki-Taka, o italiano Catenaccio, contra-ataques fluídos ou mais diretos e por aí vai. Quando você decidir qual prefere ou qual encaixa melhor com seu time, serão oferecidas sugestões de formações que funcionam melhor dentro dessas filosofias, já com as funções atribuídas aos jogadores, e um geral de instruções e coletivas – evidentemente, sempre é possível fazer alguns ajustes e eles são importantes especialmente durante as partidas, quando as coisas estiverem dando errado.

Outra novidade importante é que você precisa passar instruções para as três fases do jogo: sem a posse de bola, com a posse de bola e na transição do ataque para a defesa. Ou seja, você pode optar por pressionar o adversário para recuperar a bola o mais rápido possível ou escolher “reagrupar” para fechar a casinha com todo mundo de volta às suas posições. As mesmas variáveis aplicam-se à construção de jogo e à defesa propriamente dita.

Felizmente, eles também modificaram as mentalidades que ultimamente não vinham fazendo muito sentido – contra-ataque era a melhor para posse de bola, por exemplo, segundo os mais entendidos do que eu no assunto. Em vez de Contenção, Contra-Ataque, Controle e Sobrecarga, teremos Muito Defensivo, Cautelosa, Positiva e Muito Ofensiva, o que também não esclarece muita coisa, especialmente “Positiva”, mas eles prometem explicações detalhadas dentro do jogo.

Para mais informações e fotos, aqui.

Árbitro de vídeo

Já presente nas principais ligas da Europa, inclusive na Champions League a partir da próxima temporada, o árbitro de vídeo é outra novidade do novo Football Manager. Também foi acrescentada a tecnologia da linha do gol, embora eu sempre tenha presumido que o jogo tem suas próprias tecnologias para determinar se a bola cruzou a linha, se foi pênalti ou impedimento, mas agora, como na vida real, você pode debater o assunto ad aeternum nas entrevistas coletivas.

A Sports Interactive também promete que as novas táticas e funções serão mais bem representadas dentro da partida, com 500 novas animações, incluindo domínio, cruzamentos, cabeçadas, passes, chutes, desarmes e comemorações.

Para mais informações e fotos, aqui.

Bundesliga

Como já era sabido, a Bundesliga esta totalmente licenciada para o Football Manager pelos próximos quatro anos. A próxima edição será a primeira que trará os clubes alemães com seus escudos, uniformes, os rostos dos jogadores e troféus de cada liga, além da tradução oficial do alemão.

Para mais informações e fotos, aqui.