Há alguns dias nós falamos que Neymar seria a grande estrela do PES 2016, conforme anúncio da própria Konami. Durante a E3 (a maior feira de games do mundo, que o Gizmodo preparou um guia especial se você quiser saber mais), a empresa japonesa mostrou um trailer maior do que o que tínhamos visto e também um teaser do gameplay da edição comemorativa da série. Sim, PES completa 20 anos em 2015 e por isso está sendo tratado como algo bem especial. Mais do que isso, foram mostradas algumas das novidades do jogo, que é o que realmente queremos saber.

LEIA TAMBÉM: Recriaram o golaço de Roberto Carlos contra a França em 8-bit e ficou demais

A primeira coisa que você vai notar no vídeo do gameplay é que o Brasil de Neymar, o astro do game, enfrenta a Alemanha. Sim, a Alemanha. Que falta de sensibilidade dos produtores, não? O jogo acontece na Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo, na Zona Leste de São Paulo – embora o estádio não tenha sido confirmado no jogo, mas parece evidente que estará. Na demonstração, o Brasil goleia a Alemanha. Pois é, talvez a Konami esteja puxando um pouco para o lado brasileiro para valorizar mais o jogador da capa – não que ele precise, já que conseguiu marcas históricas na temporada.

Listamos as novidades anunciadas pela Konami para a versão 2016 do game:

  • pes20thSistema de Colisão Avançado – A física do jogo moderno foi trazida para o PES 2016 com um sistema de colisão significativamente melhorado, calculando como os jogadores interagem, criando um resultado único dependendo do tipo de impacto.
  • Força aérea – Com o novo sistema de física, as batalhas aéreas são uma experiência completamente única neste ano. Use o analógico esquerdo para disputar com o adversário e sair de um jogador maior e mais forte ou para encontrar a melhor posição para finalizar.
  • 1 contra 1 – No PES 2016, o controle do 1 contra 1 foi melhorado, oferecendo uma maior variedade de movimentos com os controles existentes. O tempo de resposta foi melhorado, permitindo que os jogadores driblem em situações mais apertadas, o que também beneficia os movimentos de finta melhorados que permitem uma mudança súbita de direção que faz os defensores perderem o equilíbrio. As situações de 1 contra 1 agora oferecem uma grande mudança em empolgantes resultados surpreendentes. Assim como o campo real oferece oportunidades para aqueles que são corajosos o suficiente para ter bom desempenho, os jogadores podem conseguir uma ação precisa, manobrar de forma flexível e se afastar do defensor. Técnica e tempo de bola levam o defensor a perder o equilíbrio e criam grandes chances como você imaginou.
  • Defesa perfeita – Fazer um desarme no tempo certo irá tirar o jogador adversário do caminho e garantir a posse de bola. A bola irá imediatamente ser sua, criando oportunidades de contra-ataque mais precisas.
  • Inteligência artificial melhorada – Combinações de dois ou três jogadores estarão disponíveis pelo conceito melhorado da estratégia do time, que depende do tipo de tática que você escolheu para o seu time. Os jogadores não dependem mais da ação manual para a tabela, com os jogadores inteligentemente correndo nos espaços da defesa adversária.
  • Melhoria dos goleiros – Em uma tentatica de melhorar a qualidade e adicionar uma individualidade no desempenho, novos parâmetros de goleiros foram adicionados, que agora variam em defender, afastar se chocar e espalmar. Isso adiciona algo característico aos jogadores, que você pode confiar mais em agarrar a bola ao invés de socar, ou são melhor em defender chutes a curta distância (Nota da redação: o Fifa 15 melhorou substancialmente os goleiros. Era esperado, então, que o PES também caminhasse nesse sentido).
  • Controle das comemorações – Para a nova série, os jogadores têm total controle sobre as comemorações para maximizar a empolgação quando marcar um gol! Logo após marcar um gol, um menu aparece para fazer uma comemoração característica do jogador ou fazer diversas outras ações apertando um botão (nota da redação: nenhuma novidade, não é? O Fifa já faz isso. Mas é ótimo que o PES tenha aderido).

 

Mais novidades

Nova Master League

As mudanças não param por aí. A Konami foi contra o ditado popular de “time que está ganhando não se mexe” e tratou de mudar totalmente o modo de jogo mais popular da série, a Master League. É, sem dúvida, um dos modos de jogo mais divertido, algo que o próprio Fifa se baseou para criar o seu modo carreira, embora, claro, com diferenças significativas. O jogo está mais imersivo em modos de administração do time, dando mais opções ao jogador para administrar o seu time e criar uma experiência ainda mais pessoal nesse modo de jogo. Sem saber como exatamente são essas mudanças, é difícil avaliar, mas este é o modo onde a Konami mais acerta. É difícil imaginar que errariam na mudança por aqui.

Gráficos melhorados

Ok, sem novidades aqui, né? É o que se espera de um jogo que lança uma versão a cada ano: melhoria dos gráficos. Ainda que, como bem sabemos por experiência nestes anos todos, dificilmente as mudanças são assim TÃO significativas, exceto quando acontece uma mudança de plataforma como foi de PS3/Xbox 360 para PS4/Xbox One. De qualquer forma, não dá para ver TANTAS mudanças assim nos vídeos, mas é só um início. Até o lançamento, certamente será mais perceptível.

Clima dinâmico

Sim, é isso mesmo que você provavelmente pensou: o clima pode mudar durante o jogo. Em uma partida, o tempo pode estar firme, sem chuva, e começar um toró enquanto a partida rola. Isso significa que o jogo pode ficar mais lento com a chuva, ou o contrário, mais rápido com o tempo melhorando durante o jogo. Os jogadores inclusive irão escorregar quando começar a chover. Ou melhor, podem escorregar. Só que este é um modo exclusivo do offline.

Movimentos mais humanos

O jogo terá três vezes mais animações que a versão 2015, tudo em busca de tornar os movimentos dos jogadores mais naturais. Sim, porque é uma reclamação frequente dos jogadores de PES, que os bonecos do jogo parecem…. Bonecos. Em geral, as animações do PES tem sido mais robóticas quando comparadas com o concorrente Fifa e esta é uma tentativa de melhorar esse aspecto.

Isso é sempre bom, mas um elemento bem interessante dessas animações novas é que os jogadores irão reclamar quando uma falta não é marcada, ou lamentar que um companheiro não passou a bola para um companheiro livre. Veremos como isso se dá na prática, mas é sempre divertido ter elementos que tornam o jogo mais próximo do que vemos de verdade.

pes2016

Física melhorada

A Konami também promete mais realismo no movimento da bola, seja quicando, seja nos chutes ou nas interações com os jogadores das mais diversas formas.

Melhoria no myClub

Mais uma promessa é que esse modo de jogo será melhorado, com um sistema de níveis dos jogadores e jogadores exclusivos para este modo de jogo (podemos esperar aqueles jogadores clássicos, Konami? Parece que sim, mas não é nada confirmado). É um modo de jogo bem interessante que pode ser aperfeiçoado, mas os detalhes ainda não sabemos.

Uma nova câmera dinâmica

Foi criada uma nova câmera de jogo, que será opcional, é claro. Ela se afasta ou se aproxima de acordo com a jogada, permitindo uma visão mais ampla e planejar melhor as jogadas.

Licença exclusiva das competições da Uefa

A Konami anunciou que renovou o contrato com a Uefa para manter a exclusividade das competições da entidade, Champions League, Liga Europa e Supercopa da Uefa. O contrato é de três anos – o que deixa longe aqueles rumores que chegamos a ouvir que a série estava chegando ao fim.

“PES 2016 é o melhor jogo da série”, disse Erik Bladinieres, diretor europeu de marca na de futebol na Konami. “Isto é somente pelo retorno apaixonado e apoio dos nossos usuários e da comunidade, que ajudaram a voltar à essência do que é o PES. Nós acreditamos verdadeiramente que PES 2016 irá continuar a celebrar a história do PES e tudo que isso significa, e criar um novo nível de qualidade que nunca foi alcançado por um jogo de futebol. Estamos aqui para mais 20 anos”.

A capa do jogo também foi revelada e você vê abaixo. Veja também o trailer do jogo e um vídeo com o gameplay com o fatídico Brasil x Alemanha em Itaquera, que infelizmente nunca aconteceu.

Neymar capa PES 2016