A Sports Interactive havia divulgado uma série de novidades sobre o Football Manager 2020, a próxima edição do game que assume o controle da sua vida, com previsão de lançamento para novembro. Esta semana, a empresa apresentou mais alguns detalhes interessantes do que podemos esperar – se é que ainda conseguimos esperar.

Código de conduta

O seu jogador quer sair do clube. Você não quer que ele saia do clube. De repente, ele começa a faltar em treinos. Ou o estúpido conseguiu ser expulso com dois minutos de um clássico por uma voadora no peito do atacante adversário, e o resto do elenco cobra uma postura mais dura do treinador em todos esses casos. Não precisa mais se preocupar. Ao chegar a um clube, o seu capitão lhe apresentará um código de conduta que já prevê as multas para todas essas situações, incluindo as reincidências. E claro que você pode alterar à vontade.

Mais opções na reunião de final de temporada

Assim que a temporada termina, chega a hora de dar uma última mensagem aos rapazes antes das férias. As opções são limitadas aos objetivos da próxima época – e se você errar na ambição, para cima ou para baixo, pode enviá-los de cara feia para Ibiza. Agora, haverá mais opções. Algumas cruéis, como informar que contratará novos reforços ou que precisará fazer vendas para equilibrar o caixa, deixando o cara em dúvida sobre o seu lugar na equipe, ou até mesmo cobrar que ele não exagere na caipirinha.

Auxiliar assume instruções durante os jogos

Por mais real que o Football Manager seja, você não chega a realmente ver os jogadores, então a posição mais crucial da sua comissão técnica é o seu auxiliar, seu braço direito, que lhe passa informações relevantes de capacidade e potencial, além de cuidar de algumas tarefas chatas, como coletiva de imprensas e amistosos, dependendo do gosto do freguês. Essas possibilidades se ampliarão. A tela de responsabilidades do clube foi redesenhada e, agora, o auxiliar pode também passar as instruções aos jogadores durante as partidas, embora, pela minha experiência, eu nunca tenha conseguido fazer um time se concentrar ou mostrar alguma garra só gritando para ele se concentrar ou mostrar alguma garra.

Mais opções como desempregado

O tuíte da Sports Interactive promete uma “melhor experiência como desempregado”, o que deveria significar um seguro desemprego ou no mínimo uma assinatura grátis do Netflix, mas, na verdade, inclui apenas mais informações sobre empregos disponíveis, oportunidades de falar com a imprensa e um relatório semanal sobre vagas, para que você não tenha que ficar entrando na página do seu clube favorito todos os dias como um urubu.

Um mapa para as preleções

Acontece nas melhores famílias. Você decide convocar uma reunião para melhorar o moral da equipe, mas erra no tom e deixa as coisas ainda piores, ou tem certeza que o seu time pode brigar pelo título, mas ele quer no máximo conquistar uma vaga na Liga Europa, e a sala fica naquele clima de quem acabou de passar 30 minutos ouvindo sobre tecnologia soviética e a Sibéria. Para evitar esses constrangimentos, agora sua equipe também indicará com a melhor abordagem para as reuniões coletivas.

Ajuda para escalar

No Football Manager 2019, você recebe um relatório com conselhos táticos antes das partidas, que envolve potenciais substituições ao time titular. Agora, haverá ainda mais informações justificando qual jogador deve entrar e qual deve sair, com características específicas como “bom na bola áerea”, até adaptação à função ou mesmo forma física naquela semana.