A seleção da Nova Zelândia derrotou Fiji por 2 a 0, fora de casa, no jogo que abriu a fase final das eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2010. Ivan Vicelich e Shane Smeltz marcaram os gols da partida em Lautoka, que também valia pela Copa das Nações da Oceania.

As duas equipes deveriam ter se enfrentado no último fim de semana, mas o jogo foi adiado pela Fifa por causa da negativa de visto a um jogador de Fiji por parte dos neozelandeses. O goleiro Simione Tamanisau, genro de um integrante das forças militares, não recebeu autorização para entrar no país. A Nova Zelândia adota esta posição desde o golpe militar de dezembro do ano passado em Fiji.

A nova data ainda será marcada, e é possível que a Fifa determine a realização da partida em campo neutro. A Nova Zelândia fará os dois próximos jogos contra Vanuatu, dia 17 de novembro, fora de casa, e quatro dias depois, em Wellington. A Nova Caledônia é a outra seleção na fase final.

O primeiro colocado, além de garantir um lugar na Copa das Confederações de 2009, se classifica para disputar um play-off contra o quinto colocado da zona asiática, valendo vaga no Mundial da África do Sul.