A Nike resolveu quebrar seu ciclo de dois anos entre iterações de sua chuteira Mercurial para trazer uma renovada versão já em 2019, fazendo deste o primeiro lançamento de um produto da marca durante a Copa do Mundo Feminina. A Mercurial 360 2019 tomou como desafio superar a nota mais baixa recebida pela versão 2018 em avaliação feita por jogadores – um 8 de alguém bem exigente, considerando que todas as outras notas foram 10. Para isso, inovou principalmente em dois pontos: cabedal e solado.

A parte superior da chuteira é mais aberta do que a versão de 2018, o que, segundo a empresa, diminui a rigidez do material e o torna mais macio e confortável sem perder a firmeza. Os fios da tecnologia Nike Flywire, de alta resistência, estão integrados no próprio tecido do calçado, o Flyknit, o que deve evitar, de acordo com a companhia, que a chuteira laceie demais conforme ela é utilizada.

Daqui em diante, os detalhes técnicos ficam específicos demais para um leigo como eu, então vamos pular tudo isso e ir logo a outro ponto interessante: a Mercurial 360 de 2019 pesa menos de 200 gramas, sendo a mais leve chuteira já feita pela Nike. Ah, e ela é bem bonita. Sério, dê uma olhada na galeria ao fim do post.

Ela traz o slogan “Just Do It”, da empresa, na sola, bem como o logo antigo da companhia, lembrado principalmente por sua presença em kits clássicos dos anos 1990, na lateral. Detalhes que localizam bem a peça em sua época de lançamento, um período de revival da década de 90  do qual o futebol tem feito parte.

*****

Estamos também no YouTube! Confira nosso último vídeo e se inscreva no canal para fortalecer o jornalismo esportivo independente em mais um meio: