O Libertad se lançou ao ataque durante todo o tempo contra a LDU, arrancou um gol no fim, mas não conseguiu se classificar para as semifinais da Copa Sul-Americana. Jogando em casa, os paraguaios venceram o jogo por 1 a 0, mesmo resultado obtido pelos equatorianos na ida. A decisão por pênaltis, no entanto, foi vencida pela Liga por 5 a 4, com duas defesas do goleiro Alexander Domínguez.

Os paraguaios tiveram amplo domínio durante o primeiro tempo. Foram nada menos que dez chutes ao gol equatoriano. A melhor delas aconteceu já aos quatro minutos, em batida de Luciano Civelli da entrada da área que explodiu na trave. Além disso, o goleiro Alexander Domínguez defendeu nada menos que quatro arremates paraguaios. Já a LDU ameaçou apenas uma vez, em chute de Reasco que foi para fora.

Na volta do intervalo, o Libertad continuava melhor, mas suas tentativas se limitavam a chutes de longa distância. Aos 21, Núñez tentou surpreender da meia-lua, mas Domínguez apareceu novamente para salvar. Na única vez que foi obrigado a parar um chute frontal, o goleiro Medina se deu melhor em finalização de fora da área de Claudio Bieler. Domínguez ainda pegaria outros três chutes de longe na sequência, em lances de Ramírez, Canuto e Aquino.

A recompensa, por fim, sairia aos 44 minutos do segundo tempo. O centroavante Pablo Velázquez testou firme para as redes e fez 1 a 0 Libertad. Já nos acréscimos, Bieler tentou evitar as penalidades, mas Medina conseguiu salvar o time da casa.

Na disputa de pênaltis, os dois times mantiveram aproveitamento perfeito nas duas primeiras séries. Porém, Medina conseguiu segurar a terceira cobrança da LDU, de Calderón. Pouso e Guagua acertaram o pé nas duas partidas seguintes, enquanto Domínguez segurou o chute de Canuto na quarta penalidade paraguaia.

Na sequência, Barcos e o goleiro Medina balançaram as redes na quinta penalidade de cada time. Já nas cobranças alternadas, Reasco guardou e Maciel, após mirar no meio do gol, viu Domínguez garantir a classificação equatoriana. Nas semifinais, o adversário da LDU será o Vélez Sarsfield.

Confira os jogos de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana:

Quarta-feira, 09/nov
Vasco-BRA 5×2 Universitário-PER

Quinta-feira, 10/nov
Vélez Sarsfield-ARG 3×2 Santa Fé-COL

Quinta-feira, 17/nov
Libertad-PAR (4)1×0(5) LDU-EQU
Universidad de Chile-CHI x Arsenal-ARG