O atual campeão da MLS, o Los Angeles Galaxy, foi derrotado em casa pelo San Jose Earthquakes por 1 a 0 e viu suas chances de avançar à final da Conferência Oeste serem gravemente ameaçadas. O time terá que vencer o melhor time do campeonato fora de casa para manter as chances do bicampeonato.

Durante a partida, o Galaxy, jogando no Home Depot Center, sua casa, foi melhor. Criou as melhores chances e chegou perto de marcar o gol. Tanto que aos 41 minutos, Robbie Keane soltou uma bomba, mas a bola não estrou. E veio o castigo.

Aos 49 minutos do segundo tempo, Victor Bernardez cobrou falta de longe, o goleiro falhou e ele garantiu a vitória do San Jose Earthquakes: 1 a 0. A vitória deixa a situação bem confortável para o time, que decidirá a classificação na quarta-feira, desta vez jogando no Buck Shaw Stadium.

A missão do Galaxy será dura. O Earthquakes não perde desde o dia 18 de agosto, quando caiu diante do Montréal Impact fora de casa. Em casa, a última derrota aconteceu no dia 26 de junho, para o Seattle Sounders.

Nos outros jogos do playoff, o Real Salt Lake ficou no empate por 0 a 0 com o Seattle Sounders no primeiro jogo da semifinal do Leste, em Seattle, e terá a vantagem de decidir o confronto em casa na próxima quinta-feira.

A situação é parecida com a do New York Red Bulls, que ficou no 1 a 1 com o DC United na capital americana e decidirá o confronto na quarta-feira, desta vez em casa. O único a vencer em casa foi o Houston Dynamo, que fez 2 a 0 no Sporting Kansas City. Na quarta, os dois times voltam a se enfrentar.