No dia que completa cinco anos do gol que classificou o Corinthians à semifinal da Libertadores, Paulinho novamente foi decisivo no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia. O Guangzhou Evergrande venceu o Kashima Antlers por 1 a 0, com gol do brasileiro, e leva a vantagem ao Japão. O duelo é de dois dos times mais fortes da competição.

LEIA TAMBÉM: Que sapatada! Olha só o golaço que Shunsuke Nakamura anotou na J-League

O Guangzhou Evergrande é um dos grandes favoritos à conquista do título da Liga dos Campeões da Ásia. Já levantou o título duas vezes, em 2013 e 2015, e é o time mais forte da China desde o fortalecimento da Superliga chinesa e seus bilhões em gastos de transferências. Além de Paulinho, o Guangzhou Evergrande tem o melhor jogado da liga chinesa nos últimos anos, Ricardo Goulart, e também outro brasileiro, Alan, ex-Flu e Red Bull Salzburg.

Na partida desta terça-feira, o Guangzhou foi quem mais atacou e criou as melhores chances. Goulart perdeu uma das melhores chances do jogo em uma cabeçada dentro da área. Mas foi Paulinho, em um escanteio, que marcou o gol da vitória. Curiosamente, o gol que marcou em 2012 pelo Corinthians, nas quartas de final da Libertadores contra o Vasco, também foi em um escanteio.

“Estou muito feliz por ter marcado mais esse gol com a camisa do Guangzhou. E foi um gol especial, importante, pois nos deixa com uma vantagem importante para o segundo jogo. Sabíamos que seria um jogo complicado, contra um time tradicional e campeão em seu país, mas conseguimos nos impor e fazer o resultado jogando diante de nossa torcida. Agora é voltar as atenções para o jogo do Campeonato Chinês e, depois, já focar novamente na decisão da Liga dos Campeões”, disse Paulinho depois do jogo.

Com a vitória em casa, o Guangzhou vai ao Japão precisando de um empate para avançar às quartas de final da competição asiática. O Kashima Antlers, atual campeão japonês e vice-campeão mundial, precisará de uma vitória para ter chances de avançar. A volta será disputada no dia 30 de maio.

Veja os melhores momentos do jogo:

O gol de Paulinho contra o Vasco em 2012, pela Libertadores, que completa cinco anos neste dia 23 de maio:

Kawasaki Frontale também sai em vantagem

Outro time japonês na disputa, o Kawasaki Frontale deu um grande passo rumo à classificação. Mesmo fora de casa, venceu o Muang Thong United, da Tailândia. Venceu por 3 a 1 e leva para casa uma vantagem de dois gols para avançar.

Já o Al-Ahli de Dubai, time de Everton Ribeiro, enfrentou o Al-Ahli da Arábia Saudita, na casa deste segundo. O empate por 1 a 1 faz com que o time do brasileiro precise de uma vitória simples para avançar. Na segunda, o Al  Ain, dos Emirados Árabes, perdeu para o Esteghlal, do Irã, por 1 a 0 fora de casa.

Mais dois jogos serão realizados nesta quarta-feira. O Jeju United, da Coreia do Sul, recebe o Urawa Red Diamonds, do Japão. Também haverá um confronto entre chineses, com o Shanghai SIPG, de Hulk e Oscar, recebendo o Jiangsu Suning, de Ramires e Alex Teixeira.