Ainda tentando reduzir a diferença para os líderes do Campeonato Inglês, o Chelsea sofreu bastante superar o Sunderland em Stamford Bridge. Em partida marcada pelo retorno de Essien, Lampard garantiu a vitória por 1 a 0, que deixa os Blues na quarta posição da Premier League, com 40 pontos. Os Black Cats, de ascensão surpreendente, aparecem na 11ª colocação.

O Sunderland teve sua primeira chance de gol aos três minutos de jogo. Stéphane Sessègnon invadiu a área pelo lado esquerdo e finalizou com força, para boa defesa de Petr Cech. Os Black Cats apareciam soltos em campo, dificultando a saída de bola do Chelsea.

Ainda assim, o gol dos Blues saiu aos 12 minutos de jogo. Após cruzamento da direita de Juan Mata, Fernando Torres acertou um belíssimo voleio no travessão. No retorno, a bola bateu na canela de Frank Lampard e entrou para o gol. Com a vantagem no placar, o Chelsea controlava a posse de bola.

Aos 26 minutos, Mata teve boa chance em cobrança de falta, mas Simon Mignolet fez defesa segura. Quatro minutos depois, Ashley Cole arriscou do bico da grande área e Mignolet buscou no canto outra vez. O Sunderland voltou a ameaçar aos 35, em chute cruzado de Niklas Bendtner que passou próximo à trave direita de Cech.

Ao contrário de suas últimas partidas, Fernando Torres fazia boa participação pelo Chelsea. O espanhol ficou no quase novamente aos 39 minutos, em chute de fora da área que passou ao lado do gol.

Torres seguiu perigoso após o intervalo e quase marcou aos seis minutos, após receber pela direita e chutar forte, exigindo a defesa de Mignolet. A superioridade dos Blues era evidente no segundo tempo, mas a equipe encontrava dificuldades para finalizar.

O Sunderland deu seu primeiro chute apenas aos 14 minutos, em tentativa de David Vaughan que seguiu pela linha de fundo. Quatro minutos depois, foi a vez de Sebastian Larsson fazer grande jogada pela direita e James McClean, com o gol vazio, perder um gol feito.

Com o jogo um pouco mais truncado, André Villas-Boas promoveu aos 27 minutos o retorno de Michael Essien, que, por conta de uma lesão no joelho, não atuava em partidas pelo tim principal do Chelsea desde maio de 2011. No minuto seguinte, o volante arriscou chute de longe e a bola passou ao lado do gol.

Nos minutos finais de jogo, o Sunderland saiu um pouco mais em direção ao ataque, buscando o empate, mas a defesa dos Blues conseguia se safar bem. Aos 40, Raul Meirelles quase marcou um belo gol por cobertura, mas Mignolet conseguiu se recuperar e espalmar para escanteio.

No minuto seguinte, os Black Cats chegaram com perigo à área do Chelsea, mas Petr Cech fez a defesa. Já aos 44 minutos, foi a vez de Sessègnon cruzar para Craig Gardner colocar outra boa oportunidade para fora. Nos acréscimos, Bendtner tirou a bola do alcance de Cech, mas desperdiçou a última chance de empate de sua equipe.

Confira os jogos da 21ª rodada do Campeonato Inglês:

Sábado, 14/jan
Aston Villa 1×1 Everton
Blackburn 3×1 Fulham
Chelsea 1×0 Sunderland
Liverpool 0x0 Stoke City
Manchester United 3×0 Bolton
Tottenham 1×1 Wolverhampton
West Bromwich 1×2 Norwich City

Domingo, 15/jan
Newcastle x Queens Park Rangers
Swansea City x Arsenal

Segunda-feira, 16/jan
Wigan x Manchester City