Por muito pouco, Sporting Cristal e Barcelona não conseguiram vitórias importantes fora de casa nesta quarta-feira, pela Libertadores. Os dois times venciam fora de casa, conseguiam vitórias que melhorariam muito a situação nos seus grupos. O s peruanos tomaram o empate no final do Libertad, enquanto os venezuelanos tomaram o gol de empate do Toluca também no fim. Agora, a situação de ambos ainda é bastante indefinida.

Jogando fora de casa, o Barcelona teve que aguentar a pressão inicial do Toluca. Mais do que isso, conseguiu abrir o placar aos 36 minutos, com o argentino Damián Diaz, que recebeu de Ariel Nahuelpan e finalizou com classe uma bola que recebeu próximo à área. O gol foi um balde de água fria, porque o time da casa vinha melhor e já tinha se salvado de tomar dois gols.

O empate veio no abafa, só no fim do segundo tempo. Em uma bola levantada na área aos 38 minutos da etapa final, Luis Tejada, atacante panamenho, cabeceou bem e colocou a bola na rede para empatar o jogo. Empate providencial para os mexicanos, que chega a quatro pontos e vê o Barcelona ficar com dois. Na noite desta quinta-feira, Nacional (líder, com quatro pontos) e Boca Juniors (três pontos) se enfrentam.

Já no Paraguai, o Libertad foi surpreendido pelo Sporting Cristal. O nome da surpresa aos torcedores paraguaios foi Irven Ávila, que marcou aos 25 minutos do primeiro tempo e aos 20 do segundo. Parecia que o time da casa sairia de campo com uma derrota. Pedro Benítez deu esperanças à equipe com um gol aos 28.

A pressão, então, passou a ser enorme. Na base do abafa, cruzamentos para a área e seja o que Deus quiser, o Libertad jogou a bola na área e ela sobrou para Ariel Núñez chutar de primeira e mandar para a rede. Era o gol de empate, aos 43 minutos do segundo tempo, já quando os torcedores faziam promessas malucas para o time empatar. Provavelmente algum dos poucos integrantes das arquibancadas quase vazias teve que ir a pé para cada para cumprir a promessa pelo empate, que manteve o Libertad na liderança do grupo 2, com sete pontos. O Sporting Cristal tem seis, o Palmeiras e o Tigre têm três cada.