Os elementos mais fascinantes de Football Manager são as minúcias e a semelhança com a realidade trazidas pelo jogo, melhorado a cada versão. Em Football Manager 2016, por exemplo, os desenvolvedores da Sports Interactive não se contentaram com todas as nuances de administração de um grupo, de gerenciamento de finanças, de preparação de treinos e jogo de cintura para lidar com entrevistas. Foram um passo além e implementaram uma realidade alternativa que muito fã do futebol gostaria que de fato se concretizasse: o Catar perdendo o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022.

VEJA TAMBÉM: Clube oferece um carnê de temporada para quem for campeão irlandês com o clube no FM

A captura de tela que ilustra esta publicação foi originalmente postada na Vice Sports. Nela, você pode ver que, por volta de junho de 2017, a Fifa decide mudar o local de realização do polêmico Mundial de 2022 do Catar para a China. Isso não representaria o maior dos saltos em questões de respeito a direitos dos trabalhadores, é verdade, mas resolveria uma série de questões, como o choque intenso de culturas entre o país e os torcedores que viajassem para assistir ao torneio, a questão da corrupção na votação que determinou o Catar como sede e o conflito com o calendário de clubes.

Este, aliás, é o motivo apontado no save utilizado pela Vice Sports. Segundo o game, “devido a protestos de clubes sobre o calendário, a Copa de 2022 será sediada pela China, em vez do Catar”. Como já especulamos por aqui na Trivela, se, por um lado, nem mesmo as denúncias de compras de votos e a violação de direitos humanos conseguem ser suficientes para boicotar a realização da Copa no país, por outro, se há um lado forte que podemos imaginar ser capaz de promover tal mudança são os clubes europeus, unidos e calcados em sua força econômica e política dentro do futebol. Enquanto isso não se torna realidade, resta se aventurar pelo Football Manager até 2022 e esperar que os dirigentes virtuais tenham mais bom senso.

Confira o print completo publicado pela Vice:

the-new-foor-body-image-1447439835