Neste momento de pandemia, qualquer rivalidade no futebol fica de lado. E o melhor exemplo disso veio dos Países Baixos, onde Ajax e Feyenoord ignoraram suas diferença para realizar uma ação em conjunto. Neste domingo, o clássico deveria acontecer pela Eredivisie. Assim, os clubes aproveitaram a referência para publicar um comunicado nos jornais locais, agradecendo o esforço dos profissionais de saúde no combate ao coronavírus.

A propaganda ocupou uma página inteira, em diferentes publicações neerlandesas. Há a imagem de duas mãos batendo palmas, assim como os escudos de Ajax e Feyenoord. Além disso, a mensagem também consta no baú de caminhões, que estacionaram diante dos principais hospitais das cidades de Amsterdã e Roterdã.

“Nesse final de semana, não há o Klassieker. Nesse final de semana, não nos enfrentaremos, mas batemos palmas juntos. Não batemos palmas por nossos jogadores, mas por todos aqueles que cuidam de nossa saúde. Corajosos guerreiros, estamos profundamente gratos e desejamos a vocês o melhor. Feyenoord e Ajax”, afirma a mensagem. Simples e direta.

Porta-voz do Feyenoord, Raymond Salomon comentou a iniciativa: “Espero que a mensagem fale por si. Como grandes clubes, que se encontrariam neste final de semana para aquele que muitos veem como o jogo do ano, queremos apontar a quem merece os aplausos. Pense nisso como um sincero agradecimento a todas as pessoas que estão agora, em tempos difíceis, trabalhando tão duro para nós. Embora sejamos grandes rivais esportivos, fazemos isso conscientemente unidos e com grande apreço”.