A Atalanta precisava ser perfeita nesta reta final da Serie A para ainda ter alguma chance de conseguir o milagroso título. No entanto, com o Scudetto muito mais encaminhado à Juventus, a Dea não pôde superar um embalado Milan dentro do San Siro. Os rossoneri tinham seus motivos para a empolgação, após a renovação de Stefano Pioli e a confirmação na próxima Liga Europa. Com um golaço de Hakan Çalhanoglu, conseguiram ficar com o empate por 1 a 1, mas dependeram também de Gianluigi Donnarumma contra o melhor ataque da liga.

Durante os primeiros minutos, a Atalanta ameaçava bem mais a meta do Milan e arriscava de fora da área. Porém, seria a maestria de Çalhanoglu a permitir que o placar fosse inaugurado aos 13 minutos. A cobrança de falta aconteceu em uma posição na qual o chute parecia improvável, tornando bem mais simples o cruzamento. O turco, no entanto, mandou direto e botou uma curva venenosa na bola. O chute encobriu o goleiro Pierluigi Gollini, que ainda resvalou na pelota, e morreu na gaveta. Pintura na especialidade do meio-campista.

O lance motivou o Milan, que só não ampliou porque Gollini buscou no cantinho uma batida cruzada de Diego Laxalt. Mas a Atalanta não é o tipo de equipe que costuma esperar atrás. A chance do empate viria aos 25, num pênalti sobre Ruslan Malinovskyi. O próprio camisa 18 cobrou, mas a finalização ruim facilitou a defesa de Donnarumma. A Dea, apesar disso, acharia o empate antes do intervalo. Aos 34, Remo Freuler insistiu duas vezes e a bola sobrou com Duván Zapata dentro da área. Na marra, o centroavante mandou para dentro.

Donnarumma evitaria a virada de Zapata antes do intervalo, saindo nos pés do atacante. Já o segundo tempo teria um pouco de ação até os 30 minutos, com equilíbrio entre as duas equipes. A Atalanta criou a sua melhor chance num tiro desviado de Zapata, que passou ao lado da trave. Ainda assim, o Milan esteve mais próximo do segundo gol, quando Rafael Leão desperdiçou um contragolpe aberto, mas Giacomo Bonaventura aproveitou o lance e chutou rasteiro contra a base do poste. Mesmo que a Dea tenha buscado um pouco mais o ataque no final, não fez nada suficiente para arrancar a virada, com as substituições quebrando o ritmo do duelo.

A Atalanta chega aos 75 pontos e ainda segue com chances de título, mas necessita de uma hecatombe da Juventus. A Velha Senhora sustenta uma vantagem de cinco pontos e pode ser campeã com uma vitória sobre a Sampdoria no domingo. Já o Milan aparece na sexta colocação, com 60 pontos. Não tem fôlego para alcançar a Champions e também não deixa mais a zona de classificação à Liga Europa. Aproveita as últimas rodadas para arredondar a continuidade do projeto de Stefano Pioli, após a renovação.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore