A luta contra a pandemia de coronavírus é árdua, dura e exige dedicação e organização, mas, principalmente, senso coletivo. Todos precisam caminhar juntos para conseguirmos lidar com os severos riscos que a COVID-19 tem causado. Alertar para isso é dever de todos. E a Asociación del Fútbol Argentino (AFA) fez um vídeo que é para comprovar que o país é mesmo campeão do mundo na categoria propagandas de futebol. Prepare os lencinhos. Você vai precisar. Acredite em mim.

Saudamos os irmãos argentinos pelo lindo vídeo de conscientização. Vocês são campeões do mundo. E todos, no mundo inteiro, jogamos a Copa do Mundo mais difícil de todas nossas vidas em que não jogamos uns contra os outros. Jogamos contra um inimigo invisível que é por vezes subestimado e, por isso mesmo, avança vorazmente. Precisamos pensar coletivamente. Só assim poderemos sobreviver. E podemos sair melhor.

Abaixo, o texto inteiro do vídeo, traduzido para português.

Ninguém é campeão sozinho.

Nem Diego em 1986. Que sem o gol de Burru [Burruchaga] na final, não teria ganhado a Copa. Ou não? Kempes tinha Fillol. E a Argentina tem vocês… E precisa de vocês para ganhar. Hoje teremos a partida mais difícil da nossa história. A mais difícil que já tivemos que jogar.

Sabe por quê? Porque os argentinos não sabiam o que significava sentir falta. Até hoje. Sentir falta dos nossos pais, sentir falta dos nossos amigos, dos nossos irmãos, nossos sobrinhos… Nosso amor.

Nunca passou pela nossa cabeça que duas potências como Itália ou Espanha perderiam a partida antes que nós. E como dói. Porque na nossa equipe somos todos filhos e netos de todos eles. Isto não acaba aqui.

Por isso, me escute. Dê a bola aos capitães que já entraram em acordo. Respeite a distância. Não saia a qualquer lado que ficarás em impedimento e prejudica a equipe. Que está fechado concentrado há dias para ganhar. Não discuta pelo chat que a partida é longa e a picuinha não ajuda para sair campeão.

Olhe para todas as pessoas que te ajuda lá fora. Há médicos e policiais que se expõem todos os dias por você, se você se machucar. Não se amontoem todos por cima, ou por baixo. Na Argentina, sobra espaço. Toque, mas cuidado com a mão. Abram o campo, ventilem cada vez que possam. Porque ainda que pareça que o rival não existe, é perigosíssimo na hora de atacar.

E vocês? Não dariam as duas Copas que temos para ganhar esta? Pensa em teus pais e em teus avós quando tudo isto terminar e já não tenham que rezar.

Vamos Argentina, isto é sério. Custe o que custar, esta partida ganhamos jogando em equipe. Porque neste país há uma força que é mais forte que qualquer pandemia: a de voltar a nos encontrarmos. Dentro do campo ou em qualquer outro lugar.

Fique em casa. #sejamosresponsaveis

AFA.

Amantes do Futebol Argentino.