Uma das seleções africanas mais tradicionais ainda não chegou ao Brasil para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016. A Nigéria está presa nos Estados Unidos porque o voo fretado que levaria a seleção ao país simplesmente não aconteceu. O motivo? O pagamento não caiu na conta da empresa que faria a viagem.

LEIA TAMBÉM: Os 40 anos de Kanu, ‘perigo’ para o Brasil, mas que valeu ouro à Nigéria de diferentes formas

Os jogadores e a comissão técnica da Nigéria estão, ironicamente, presos na cidade onde conquistaram o ouro olímpico e sem conseguir viajar para o Brasil, onde tentarão repetir o feito. A dois dias da estreia, o time ainda não sabe quando vai viajar. Um prejuízo à preparação feita até ali.

“O dinheiro pago pelo ministro do esporte para o voo fretado não chegou à conta da companhia aérea na terça, então eles se recusaram a voar para o Brasil”, disse uma fonte próxima à Federação Nigeriana de Futebol (NFF) à BBC.

O problema parece ser o processo burocrático de passar por bancos de diferentes países e tendo diversas conversões de moeda no caminho. “É um exercício pesado, mas eles deveriam começar o processo muito mais cedo, o que a NFF estava apontando. A questão não tem nada a ver com a NFF”, disse ainda a fonte.

Um dos jogadores disse à BBC que foram avisados para estarem prontos para viajar em algumas horas, mas que esta é uma mensagem que eles ouvem desde a semana passada. Os nigerianos estão no Grupo B do futebol masculino, junto com Suécia, Colômbia e Japão.

A Nigéria estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na sexta-feira, contra o Japão, em Manaus. O país levou a medalha de ouro em Atlanta 1996, batendo o Brasil na semifinal e a Argentina na final. Em 2008, a Nigéria ficou com a medalha de prata ao perder para a Argentina de Messi, Riquelme, Agüero e Di María na final.

TRIVELA FC: Conheça nosso clube ganhe vantagens e faça a Trivela ainda mais forte