Finalista do Prêmio Puskas, dedicado ao gol mais bonito de 2012, Neymar também tem chance de ser condecorado em outro prêmio na Festa de Gala da Bola de Ouro Fifa, que acontece no dia 7 de janeiro. O brasileiro foi nomeado entre os 15 melhores atacantes do mundo, dos quais três comporão a seleção do ano eleita pela FIFPro, organização mundial de jogadores profissionais.

Neymar é o único jogador do futebol sul-americano indicado entre os finalistas e o único que não defendeu clubes europeus em 2012. Didier Drogba, no Shanghai Shenhua, é o outro que atualmente não atua no continente. Além de Neymar, outros quatro brasileiros concorrem ao prêmio, todos entre os melhores defensores: Daniel Alves, David Luiz, Marcelo e Thiago Silva.

Finalistas da Bola de Ouro, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo encabeçam a lista de melhores atacantes. Argentina, com Messi e Agüero, e Uruguai, com Luis Suárez e Edinson Cavani, são os únicos países com mais de um representante. Já Manchester City, Manchester United e Real Madrid são os únicos times com dois indiciados.

Realizado desde 2005, a seleção do ano já conta com Lionel Messi entre os melhores desde 2007, enquanto Cristiano Ronaldo tem sua presença garantida desde 2008. Em 2011, Wayne Rooney compôs o ataque ao lado do português e do argentino, enquanto Samuel Eto’o e Didier Drogba também já foram premiados.

Confira a lista de 15 melhores atacantes indicados pela FIFPro:

Campeonato Inglês: Sergio Agüero e Mario Balotelli (Manchester City), Wayne Rooney e Robin van Persie (Manchester United), Luis Suárez (Liverpool);
Campeonato Espanhol: Karim Benzema e Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Radamel Falcao García (Atlético de Madrid)
Campeonato Alemão: Mario Gómez (Bayern Munique)
Campeonato Italiano: Edinson Cavani (Napoli)
Campeonato Francês: Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain)
Campeonato Russo: Samuel Eto’o (Anzhi)
Campeonato Chinês: Didier Drogba (Shanghai Shenhua)
Campeonato Brasileiro: Neymar (Santos)