Pelo segundo ano seguido, Neymar está concorrendo ao Prêmio Puskas, que elege através de votação na internet o gol mais bonito do ano. O santista concorre com o seu primeiro tento na derrota por 5 a 4 para o Flamengo, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

A concorrência do brasileiro, no entanto, promete ser pesada. A começar por Lionel Messi e seu gol marcado contra o Arsenal, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Wayne Rooney também entra na disputa, na bela bicicleta que o atacante acertou no clássico contra o Manchester City, em fevereiro.

Zlatan Ibrahimovic concorre em lance contra o Lecce, no qual balançou as redes após encobrir o goleiro em chute de fora da área. Já Dejan Stankovic entra na lista pelo gol marcado contra o Schalke na Champions, aproveitando saída de Neuer do gol para acertar chute de primeira do meio-campo.

Completam a lista o belga Benji De Ceulaer, do Lokeren; Julio Gómez, da seleção sub-17 do México; Heather O’Reilly, da seleção feminina dos Estados Unidos; e Giovani dos Santos, por seu gol na final da Copa Ouro pela seleção mexicana.

Esta é a terceira edição do prêmio. Cristiano Ronaldo foi o vencedor em 2009, enquanto Hamit Altintop faturou no ano passado. A divulgação do nome do vencedor acontece no dia 9 de janeiro, na cerimônia de entrega da Bola de Ouro da Fifa.