Último título de peso levantado pelo Newcastle até hoje, a vitória na Copa das Feiras de 1969 – que completa 50 anos nesta terça – é também a única grande glória continental do clube de Tyneside, obtida em sua primeira temporada europeia. Beneficiados pelo inusitado regulamento do torneio, os Magpies responderam superando clubes de peso do continente na época, o que valorizou o feito de um time sem astros, mas muito coeso e sólido.

O Newcastle havia feito campanha discreta na liga inglesa em 1967-68. Terminara em décimo, somando mais derrotas (14) que vitórias (13). Também acabara com saldo de gols negativos: balançara as redes 54 vezes, mas fora vazado em 67 ocasiões. Fora de casa, havia somado apenas uma vitória e muitas derrotas pesadas, incluindo dois 6 a 0 nas visitas ao Manchester United e ao Liverpool. Então como conseguiu vaga num torneio continental?

Confira o texto completo no It’s A Goal, projeto do jornalista Emmanuel do Valle sobre futebol inglês

Além de colaborações periódicas, quinzenalmente o jornalista Emmanuel do Valle publica na Trivela a coluna ‘Azarões Eternos’, rememorando times fora dos holofotes que protagonizaram campanhas históricas. Para visualizar o arquivo, clique aqui.