Neste fim de semana, será realizada a sexta rodada da temporada 2011/12 do Campeonato Alemão e o destaque é o Bayern Munique, líder da competição com 12 pontos que enfrenta o Schalke 04 fora de casa neste domingo. Além dos atrativos técnicos, a partida tem um componente a mais que aumenta a rivalidade entre as duas equipes: o jogo marca o reencontro do goleiro Manuel Neuer, hoje titular dos bávaros, com a cidade de Gelsenkirchen e o time do Schalke 04.

O goleiro, que chegou a afirmar que jamais jogaria no Bayern Munique, foi seduzido por uma boa proposta financeira e pela possibilidade de ganhar títulos mais significativos do que a Copa da Alemanha. Vendido, chegou a chorar ao anunciar que se despediria dos azuis reais. A expectativa fica por conta de como a torcida do Schalke 04 o receberá no estádio.

Para o confronto, os bávaros muito provavelmente não poderão contar com Mario Gómez e Daniel Van Buyten, lesionados na partida contra o Villarreal, pela Liga dos Campeões. Nils Petersen e Rafinha deverão ser os substitutos. Arjen Robben, lesionado, é outro que deverá ficar de fora.

No Schalke, que vem de derrota para o Wolfsburg, o objetivo é a recuperação. A equipe ocupa a sexta posição com nove pontos e conta com a eficiência da dupla de ataque formada por Raúl e Klaas-Jan Huntelaar, responsável por sete dos 11 gols marcados pelo time na competição. Os meias Lewis Holtby e Jefferson Farfán serão os responsáveis por fazer com que a bola chegue nos atacantes.

Nos outros confrontos, destaque para o “clássico de opostos” entre os rivais Bayer Leverkusen e Köln, na BayArena, neste sábado. Os Aspirinas, que ocupam a quarta posição na tabela com dez pontos, foram derrotados para o Chelsea por 2 a 0 na Liga dos Campeões e buscam recuperação.

O Köln, por sua vez, é o 15º colocado com apenas quatro pontos e, sob o comando do dinamarquês Stale Solbakken, busca a recuperação na tabela em curto prazo.

O atual campeão, Borussia Dortmund, ocupa uma incômoda 11ª posição com sete pontos e precisa vencer para não perder muito contato com os líderes se ainda quiser lutar pelo título. Neste domingo, os comandados de Jürgen Klopp enfrentam o Hannover 96 fora de casa, ainda sem Mario Götze, suspenso, e Lucas Barrios, lesionado.

Quem também precisa da vitória é o vice-líder Werder Bremen, que soma os mesmos 12 pontos do Bayern Munique, mas perde no saldo de gols (15 a 6). Os Verdes encaram o Nürnberg fora de casa e confiam no atacante peruano Claudio Pizarro para seguir na mesma toada dos bávaros.

Confira os jogos da quinta rodada do Campeonato Alemão:

Sexta-feira, 16/set
Freiburg x Stuttgart

Sábado, 17/set
Bayer Leverkusen x Köln
Hamburg x Borussia Mönchengladbach
Nürnberg x Werder Bremen
Hoffenheim x Wolfsburg
Hertha Berlim x Augsburg
Kaiserslautern x Mainz 05

Domingo, 18/set
Hannover 96 x Borussia Dortmund
Schalke 04 x Bayern Munique