O que é melhor do que ganhar do seu rival e garantir a liderança de sua chave? Acabar com as chances deste rival de subir de divisão ao mesmo tempo. É justamente este o saldo da vitória por 3 a 1 do Náutico sobre o Santa Cruz neste sábado (24), no Estádio dos Aflitos, pela Série C.

Os quatro Clássicos das Emoções de 2019 anteriores ao duelo deste final de semana tinham retrospecto favorável ao Santa Cruz. A equipe havia vencido uma das partidas e empatado as outras três, com duas dessas igualdades acontecendo na Copa do Brasil, com classificação do Tricolor nos pênaltis.

O maior dos duelos, no entanto, ainda estava por vir. E nele, diante de seu torcedor nos Aflitos, o Timbu fez questão de devolver os reveses. O jogo começou durou, afinal, valia não só a liderança do Grupo A ao Náutico, mas também a sobrevivência do Tricolor na briga por uma vaga ao mata-mata da Série C.

No entanto, ainda na primeira etapa, os donos da casa passaram a dominar as ações, e, aos 31 minutos, Diego Silva abriu o placar de cabeça, após escanteio. Mesmo após o primeiro gol, o Náutico seguiu forçando o adversário e, antes de ir aos vestiários no intervalo, aos 47 do primeiro tempo, ampliou com Jean Carlos, um golaço de batida colocada, de fora da área, com a curva da bola tirando o goleiro Anderson de sua trajetória.

De novo pelo alto, o Náutico abriu 3 a 0 contra o Santa Cruz, com cruzamento preciso de Erick Daltro na cabeça de Jhonnatan, logo aos três minutos do segundo tempo. O jogo parecia se encaminhar para uma goleada, mas quatro minutos depois Dudu diminuiu para o Santa Cruz, dando ao Tricolor ainda alguma esperança de buscar o resultado.

No entanto, o restante da etapa complementar viu a mesma história. O Náutico seguiu dominando o clássico e, perto do fim, administrou o resultado.

A primeira vitória alvirrubra no clássico em 2019 garantiu a liderança do Grupo A da Série C, destinou o Santa Cruz à terceirona em 2020, e, agora, o Timbu espera a definição do Grupo B neste domingo para saber seu adversário – o quarto colocado da outra chave.

Classificações Sofascore Resultados