Nas bodas de Ferguson, United vence Sunderland

O jogo em Old Trafford era festivo para o Manchester United e para o treinador Alex Ferguson, que completava 25 anos no comando dos Red Devils. Em campo, o Sunderland pareceu interessado em estragar a festa, e deu bastante trabalho aos donos da casa. Mas no fim, mesmo sem uma grande atuação, o United levou a melhor: 1 a 0.

O resultado recolocou os Red Devils na vice-liderança da Premier League, agora com 26 pontos, dois atrás do Manchester City, que enfrenta o Queens Park Rangers mais tarde. Já o Sunderland estacionou nos 10 pontos, no 14º lugar e mais próximo da zona de rebaixamento, complicando a situação do técnico Steve Bruce.

O jogo começou morno. Bem fechado na defesa, o Sunderland não dava espaços para o Manchester United, que detinha mais posse de bola, mas não criava lances de perigo. Tanto que a primeira boa chance do jogo, aos 14 minutos foi justamente dos Black Cats, com o sueco Sebastian Larsson. O atacante aproveitou passe de cabeça de Nicklas Bendtner e bateu forte, mas nas redes pelo lado de fora.

Ao longo da etapa inicial, o United continuou sem conseguir trocar passes perto do gol dos visitantes, tendo como estratégia bolas alçadas na área que não chegavam a Wayne Rooney e Chicharito Hernandez. A primeira chance mancuninana se deu apenas aos 42 minutos, após uma bola espirrada que sobrou para Phil Jones, que bateu de voleio, mas mandou por cima do gol.

Mas nos acréscimos do primeiro tempo, no segundo lance de perigo dos Red Devils, a proteção do Sunderland ruiu com um gol contra. Após escanteio cobrado na direita por Nani, Danny Welbeck subiu com Wes Brown e o zagueiro dos visitantes – ironicamente, ex-jogador do próprio United – acabou desviando para as próprias redes.

No segundo tempo, o Manchester United voltou ainda sem muita criatividade, mas com mais espaços para atacar, já que o Sunderland foi atrás do empate. Aos 26 minutos, os Red Devils tiveram uma grande chance com Patrice Evra, que aproveitou uma confusão na área e, na grande área, bateu forte para o gol, obrigando Keiren Westwood fez boa defesa.

À medida que a etapa final correu, o Sunderland se abriu cada vez mais para buscar o gol. Enquanto isso, o United, preocupado essencialmente em voltar a vencer em casa pela Premier League depois da goleada sofrida para o Manchester City, passou a jogar nos contra-ataques e, perto do fim do jogo, a investir no toque de bola. Com mais qualidade técnica, os Red Devils conseguiram administrar o resultado e garantir os três pontos.

Chelsea e Arsenal também vencem

No Ewood Park, o Chelsea dominou o Blackburn Rovers e depois de um primeiro tempo em que teve as melhores chances mas não as conseguiu converter em gol, arrancou a vitória por 1 a 0 na segunda etapa. O gol foi marcado aos 6 minutos pelo meia Frank Lampard, de cabeça, após jogada de Branislav Ivanovic pela direita.

O gol fez com que os Rovers saíssem atrás da igualdade, deixando o segundo tempo bastante movimentado. No entanto, com tranquilidade e administrando a vantagem, os Blues garantiram a vitória que os levou aos 22 pontos, ainda no quarto lugar na tabela. Já o Blackburn, com somente 6 pontos, é o antepenúltimo colocado.

Já o Arsenal deu sequência à reação no Campeonato Inglês e goleou o West Bromwich por 3 a 0. Robin van Persie abriu o marcador ainda aos 22 minutos do primeiro tempo. Thomas Vermalen ampliou aos 39, também da etapa inicial, e Mikel Arteta, aos 29 minutos do segundo tempo, fechou o marcador para os Gunners.

Com o resultado, os londrinos foram a 19 pontos e seguem em 7º lugar, empatados em pontos com Liverpool – que empatou sem gols com o Swansea City – e Tottenham Hotspur. Enquanto isso, o WBA permanece com 11 pontos, ainda em 12º lugar na Premier League.

Confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Inglês:

Sábado, 05/nov
Newcastle 2×1 Everton
Arsenal 3×0 West Bromwich
Aston Villa 3×2 Norwich City
Blackburn 0x1 Chelsea
Liverpool 0x0 Swansea City
Manchester United 1×0 Sunderland
Queens Park Rangers x Manchester City

Domingo, 06/nov
Wolverhampton x Wigan
Bolton x Stoke City
Fulham x Tottenham