Depois de muitas idas e vindas, Napoli e prefeitura de Nápoles chegaram a um acordo para que o clube siga utilizando o estádio San Paolo por mais cinco anos, com opção de renovação por mais cinco anos. A direção do clube se mostrava insatisfeita nos últimos meses porque considera que a estrutura precisa de reformas. Entre construir um novo estádio, que é um investimento grande, e reformar o San Paolo, no fim as partes chegaram a um acordo para manter o Napoli no estádio que se consagrou.

“SSC Napoli e a Prefeitura de Nápoles assinaram um contrato de cinco anos pelo uso do Estádio San Paolo na quinta”, diz comunicado feito pelas duas partes. “Tanto a Prefeitura quanto o Napoli expressaram sua satisfação em chegar a um acordo e ressaltaram a importância do trabalho extensivo feito nos últimos anos para chegar a esse acordo”.

O Estádio San Paolo passou por uma grande obra de renovação nos últimos meses, financiado largamente por ter recebido os Jogos Mundiais Universitários no verão europeu. Foram colocados novos assentos, com pista de atletismo, telões e nova iluminação. Com o acordo assinado, as partes podem começar a discutir o museu do Napoli, um desejo do clube, e mais melhorias estruturais no estádio.

A questão dos estádios na Itália ainda é muito forte porque os estádios são, em geral, do poder público, normalmente das prefeituras. É o caso do San Paolo. O estádio, porém, é antigo. Inaugurado em 1959, o estádio levou 11 anos sendo construído. Foi reformado em 1989 para a Copa do Mundo de 1990, visando a Copa do Mundo, e em 2019, depois de pedidos insistentes do Napoli.

A ligação afetiva com o estádio é grande e o presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, já falou sobre ter um novo estádio, caso não fosse possível reformar a sua casa tradicional. Será preciso um esforço para tornar o estádio mais moderno, capaz de gerar mais renda ao Napoli, porque esse é um problema que afeta grande parte dos clubes italianos. O exemplo da Juventus fez com que todos passassem a pensar em um estádio próprio. Por enquanto, o Napoli seguirá naquela que é a sua casa há 60 anos.