Um ano depois da morte de Emiliano Sala, o Nantes mantém bastante viva a memória de seu ex-atacante. Em homenagem ao argentino, o clube francês divulgou nesta terça-feira (21), aniversário de um ano do falecimento do jogador, a camisa especial que utilizará no domingo (26), quando recebe o Bordeaux, primeiro clube de Sala na Europa, pela Ligue 1.

A camisa leva as cores da Argentina, um aceno ao sonho que o jogador tinha de atuar pela seleção de seu país, segundo comunicado do clube. O Nantes anunciou ainda que todos os lucros com a venda da camisa serão destinados aos dois clubes formadores de Sala na Argentina, os modestos San Martín de Progreso e Proyecto Crecer.

A morte de Sala, vítima de um acidente de avião sobre o Canal da Mancha enquanto voava para o Reino Unido, onde se juntaria ao Cardiff City, foi um enorme baque para o futebol mundial há um ano.

A torcida do clube galês passou todo o restante de temporada na Premier League cantando em homenagem ao ídolo que não pôde ver se concretizar, enquanto os apaixonados pelo Nantes, defendido pelo argentino por três anos e meio, até hoje cantam seu nome no nono minuto de suas partidas no Estádio de la Beaujoire.

Camisa do Nantes em homenagem a Emiliano Sala (Divulgação)

Em várias ligas, os tributos também se espalharam, em uma corrente de solidariedade à família do jogador em sua busca pelos destroços do avião, encontrados mais de duas semanas após o acidente.

O duelo entre Nantes e Bordeaux terá ainda homenagens nas arquibancadas, com as duas torcidas exibindo um mosaico gigante orquestrado por elas mesmas.

No centro do campo, antes do apito inicial, o Nantes colocará um retrato de Sala, enquanto os telões mostrarão fotos e vídeos da passagem do argentino pelos Canários. Na entrada do estádio, revistas especiais, com depoimentos de seus antigos companheiros de equipes e treinadores, serão distribuídas.

Será respeitado ainda um minuto de silêncio, e, segundo comunicado do time da casa, em outro momento o sistema de som do estádio será desligado para que o cântico a Sala ressoe forte por todos os cantos da casa em que o atacante conquistou sua idolatria.

Camisa do Nantes em homenagem a Emiliano Sala (Divulgação)