O Natal chegou mais cedo para centenas de moradores de rua de Glasgow, graças a uma boa ação do atacante do Everton, Steven Naismith. O jogador, na verdade, já transformou esse gesto em tradição. Desde que defendia o Rangers, entre 2007 e 2012, o escocês reserva um pouco do seu orçamento para alimentar os mais desafortunados, por meio da instituição de caridade Loaves and Fishes.

LEIA MAIS: Naismith sai do banco para anotar sua tripleta e agravar a crise do Chelsea

Tudo começou, segundo ele, quando havia sofrido algumas lesões chatas pelo Rangers e passou um tempo sem jogar. Com tempo livre em mãos, quis saber como poderia ajudar, e o nome da Loaves and Fishes, que auxilia moradores de rua, apareceu várias vezes. Naismith aproximou-se dela e anualmente leva um pouco de felicidade para quem não tem uma casa para reunir a família no Natal.

O bom samaritanismo já bateu em Naismith de outras maneiras. Ano passado, ele organizou para que desempregados de Liverpool pudessem receber ingressos para as partidas do Everton.

“É um pequeno gesto que eu faço em relação à diferença que ele faz”, afirmou ao Liverpool Echo. “Eu gosto muito. Conheço vários personagens que falam o que acham de futebo, o quão bom ou ruim eu sou como jogador, coisas assim. É ótimo passar uma tarde com eles. É algo que sempre me deixa ansioso quando começa o inverno. É como se fosse o começo do Natal para mim”.

Dentro de campo, as coisas estão complicadas para Naismith. Sem espaço no Everton, não joga desde outubro pela Premier League (seis rodadas), pode ser negociado na janela de transferências de janeiro.