Bastante em evidência desde suas atuações de alto nível no mata-mata da Champions League 2019/20, Dayot Upamecano passou a ter seu nome especulado em outros clubes, entre eles o Manchester United, como possível reforço já para a temporada 2020/21, mas Julian Nagelsmann, técnico do RB Leipzig, em que joga o zagueiro francês, chegou para colocar fim aos rumores: o defensor permanece na Alemanha por pelo menos mais um ano.

Em entrevista à ESPN, o treinador falou sobre o interesse de outros clubes em um de seus principais jogadores, mas garantiu que terá Upamecano para a campanha 2020/21: “Ele estará aqui para a temporada, tenho certeza disso. Quanto ao futuro, não tenho certeza, já que ele é muito talentoso”.

Recentemente, Upamecano estendeu seu contrato até junho de 2023, acrescentando uma cláusula relativamente baixa de liberação, válida a partir do fim da temporada 2020/21, de apenas € 42 milhões. A nova configuração do vínculo indica que o RB Leipzig não pretende se colocar entre o defensor e seus planos de longo prazo e sugere um acordo entre os dois para que, a partir de 2021, seus caminhos se separem.

“Muitos clubes querem comprá-lo. Talvez na próxima temporada seja verdade que ele deixe o clube. Porém, nesta temporada, ele permanecerá”, reiterou Julian Nagelsmann.

No rescaldo de suas grandes atuações na Champions League, sobretudo na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético de Madrid pelas quartas de final da competição continental, Upamecano ganhou o reconhecimento de Didier Deschamps, sendo convocado pela primeira vez para a seleção francesa principal e disputando as duas partidas dos Bleus no início da Liga das Nações 2020/21, contra Suécia e Croácia, como titular.

Aparentemente nervoso e atuando pela direita em um setor defensivo de três zagueiros, quando está acostumado a ser o homem mais central da região, Upamecano cometeu, ao longo das partidas, erros que levaram parte da torcida a questionar a escolha de Deschamps. Um gol no triunfo por 4 a 2 sobre a Croácia na terça-feira (8), no entanto, ajudou a melhorar a imagem do zagueiro em seu início de história com a seleção francesa.

Upamecano tem apenas 21 anos e já carrega consigo três temporadas completas atuando pela equipe principal do RB Leipzig. Cria das categorias de base do Valenciennes, foi comprado por € 2,2 milhões pelo RB Salzburg em 2015, sendo emprestado em 2015/16 para o Liefering, clube da segunda divisão austríaca também de propriedade do grupo Red Bull. Em 2016/17, atuou na elite da Áustria pelo RB Salzburg, destacou-se rapidamente e garantiu sua transferência para a Bundesliga em 2017.

A progressão de sua carreira já era boa a nível doméstico, na Bundesliga, mas foi acelerada por seu desempenho no principal palco do futebol europeu no final da temporada passada. A permanência por mais um ano no Leipzig pode ser uma importante decisão para sua afirmação no futebol europeu, e pretendentes não deverão faltar a partir de 2021, sobretudo por um preço tão sedutor.