O início de ano do Boca Juniors não tem sido dos mais felizes. O retorno de Carlos Bianchi ao comando dos xeneizes não vem surtindo bons resultados. E, neste domingo, a volta de Juan Román Riquelme também não ajudou. Dentro de La Bombonera, o clube foi derrotado por 3 a 1 pelo Unión Santa Fé, até então lanterna do Torneio Final e que não sabia o que era uma vitória havia 26 partidas.

Cumprindo os prazos de sua recuperação física, Riquelme pediu a Bianchi para reestrear neste domingo, depois de oito meses parado. A vontade do camisa 10, porém, não foi suficiente para evitar a derrocada do Boca logo nos minutos iniciais. O Unión explorou os espaços excessivos dados pela defesa xeneize e abriu dois gols de vantagem em 35 minutos, com Damian Lizio e Bruno Bianchi. Pablo Magnin ampliou na segunda etapa e Santiago Silva só foi descontar nos minutos finais.

Riquelme aprovou sua atuação, ao permanecer os 90 minutos em campo, e espera uma reviravolta do Boca na sequência da temporada: “Em 2007, também estive muito tempo sem jogar, vim e terminamos da melhor maneira em julho. Estive bem. Tive a sorte de disputar a partida inteira”.

O Boca Juniors é apenas o 14º colocado na tabela do Torneio Final, com uma vitória em quatro rodadas. Já o Unión Santa Fé sobe para o 12º lugar, embora a sequência de dez meses sem vitórias mantenha o time na zona de rebaixamento.

River Plate também tropeça

Destoando de seus maiores rivais, o River Plate teve um início consistente no Torneio Final. Porém, os Millonarios perderam a invencibilidade neste domingo, superados no dérbi contra o San Lorenzo por 2 a 0. A equipe de Ramón Díaz caiu para a segunda colocação, enquanto o Ciclón aparece em oitavo. Denis Stracqualursi e Mauro Cetto fizeram os gols.

A liderança do torneio é do Lanús, que chegou aos dez pontos ao empatar por 0 a 0 com o Racing em Avellaneda. Logo abaixo, ocupando a terceira e a quarta colocação, Godoy Cruz e Arsenal são as outras surpresas da competição, ambos com oito pontos e ainda invictos.

A nota triste da rodada ficou para a sexta-feira. O Newell’s Old Boys venceu o Belgrano por 2 a 0, em partida marcada pelos enfrentamentos da polícia local e da torcida visitante nas arquibancadas em Rosário, que chegaram a paralisar o andamento do jogo. Gastón Turus, jogador do Belgrano, chegou a ser agredido por um policial. Já os gols foram marcados por Ignacio Scocco e Maximiliano Urruti.

Confira os resultados da quarta rodada do Torneio Final:

Sexta-feira, 1º de março
Quilmes 3×3 Atlético Rafaela
Newell’s Old Boys 2×0 Belgrano

Sábado, 2 de março
Colón 3×3 Estudiantes
Arsenal 1×0 Independiente

Domingo, 3 de março
Godoy Cruz 0x0 Argentinos Juniors
San Lorenzo 2×0 River Plate
Tigre 2×1 All Boys
Racing 0x0 Lanús
Boca Juniors 1×3 Unión Santa Fé

Segunda-feira, 4 de março
Vélez Sarsfield x San Martín