O Manchester City desfilou na Premier League no sábado, em uma partida que goleou o Brighton fora de casa por 5 a 1. Um resultado impressionante, que contou com três gols de Raheem Sterling, um de Gabriel Jesus e outro de Bernardo Silva. Com a ameaça de uma suspensão da Champions League, o técnico Pep Guardiola saiu em defesa do clube e dos seus jogadores, dizendo que o Manchester City merece estar na próxima edição do torneio europeu.

O Manchester City é investigado por descumprimento do Fair Play Financeiro e a punição inicialmente anunciada foi de dois anos de suspensão. O clube recorreu e levou o caso à mais alta instância esportiva, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A decisão será anunciada nesta segunda-feira pela manhã.

“Hoje nós atingimos um incrível desafio, que é se classificar para a Champions League matematicamente. Esse é o desafio que é o requisito mínimo para este clube. E esses jogadores fizeram isso nos últimos seis ou sete anos”, afirmou o treinador.

“Nós merecemos estar lá porque nós ganhamos em campo. Espero que na segunda a Uefa nos permita jogar como este time e estes jogadores merecem”, afirmou o treinador, depois da partida deste sábado. Atualmente, o time é o segundo colocado na Premier League, com 72 pontos, 12 a mais que o terceiro colocado, Chelsea. Em campo, estaria tranquilo para se classificar à Champions League.

O Manchester City nega ter cometido qualquer irregularidade e sempre se pronunciou de modo confiante que provaria isso nos tribunais. “É a decisão, então é muito importante, é claro que é”, afirmou o treinador em relação ao julgamento do recurso. “O que nós fizemos foi conquistar a nossa classificação em campo. Ninguém tem dúvida em relação a isso”.

“Em geral, o nível jogado hoje [sábado] foi muito similar por toda temporada e agora nós iremos aguardar até segunda quando a decisão da Uefa será tomada”, afirmou ainda Guardiola. Quando perguntado se estava esperançoso que o recurso do clube teria sucesso, ele mostrou confiança: “Muito”.

Embora a situação na Premier League esteja definida, o Manchester City ainda tem duas decisões importantes nesta temporada, estendida por causa da pandemia da COVID-19. O time ainda disputa a Copa da Inglaterra e a Champions League – esta com jogos em agosto. O time já foi campeão da Copa da Liga, em fevereiro.

“Eu fiquei satisfeito com tudo hoje, o resultado, o nível que nós chegamos”, comentou o técnico. “Nós estamos em um bom nível agora e estamos prontos para jogar os últimos jogos da Premier League e da Champions League. Nós esquecemos o resultado do Southampton já que jogamos incrivelmente bem lá. O futebol às vezes é estranho. Nós apenas não fizemos o gol lá. Nós somos um time que cria muitas chances e hoje nos as convertemos”.

Sterling, estrela do jogo, também comentou sobre a possibilidade de títulos na temporada. Apesar de ter chegado a 27 gols na temporada, somando todas as competições pelo Manchester City, minimizou o feito. Ele acha que ficará marcado pelos títulos que conquistar.

“A coisa mais importante para mim é o valor desses gols, que eles adicionam ao time”, afirmou o atacante à Sky Sports, depois do jogo. “No final, nós estamos tentando vencer a final da Copa da Inglaterra e ganhar a Champions League também, caso contrário, esses gols não significam nada”. Até aqui, Sterling tem 46 jogos pelo Manchester City e 27 gols, sendo 17 deles na Premier League.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore