Shrewsbury Town e Luton Town fizeram um duelo de opostos na League One, a terceira divisão do Campeonato Inglês. A vitória por 3 a 0 manteve o Luton na primeira colocação, enquanto afundou o Shrewsbury um pouco mais na zona de rebaixamento. Apesar da derrota, um funcionário dos anfitriões acabou eleito como o melhor da partida. Graças a ele, aliás, este confronto se torna realmente relevante: o prêmio acabou com Loviu Ngozulu, steward do estádio, que ajudou um torcedor visitante a se levantar de sua cadeira de rodas e a comemorar seus gols.

A imagem de Ngozulu viralizou na Inglaterra. Uma página ligada à torcida do Luton postou a fotografia do steward, segurando o rapaz cadeirante em uma de suas celebrações. “Isso foi demais. A cada vez que o Luton marcava, o steward ajudava este rapaz a sair de sua cadeira de rodas para comemorar e o levava de volta. Deem um aumento a ele, Shrewsbury!” escreveu o @WeAreLutonTown. A conta oficial do Luton Town no twitter viu a mensagem e agradeceu em nome do clube ao segurança, que auxiliou George Barnard – fanático famoso por acompanhar a equipe ao redor do país. Pois o mais belo gesto viria dos próprios derrotados.

Ainda no domingo, o Shrewsbury Town lançou uma pesquisa entre seus torcedores para eleger seu melhor jogador em campo. A maioria absoluta das respostas, todavia, foram dedicadas ao steward. E o clube não negaria a honraria. “Achamos que todos do Shrewsbury e do Luton Town concordarão conosco que o prêmio deve ir para Loviu Ngozulu! Trabalho fantástico. Você deve estar muito orgulhoso por ir acima e além do que é esperado de você”, afirmaram. Chefe de segurança no estádio, Lawrence Ellerby elogiou o rapaz: “Recebemos avaliações positivas de nossos stewards regularmente, mas quando alguém vai um pouco mais longe, como Loviu fez, é justo que ele seja reconhecido e parabenizado por suas ações”. Mais do que merecido.