Na Premier League, a disputa mais interessante na 30ª rodada ficará mesmo para a definição do quarto colocado. Enquanto o título está praticamente nas mãos do Chelsea e Manchester United e Liverpool estão em posições confortáveis, resta a briga para saber quem conquistará a última vaga para a Liga dos Campeões. Hoje, quem ocupa o lugar é o Tottenham, mas o time é seguido de perto por Arsenal, Blackburn e Bolton.

Os Spurs passaram a sofrer um assédio mais forte dos demais concorrentes ao perder para o Chelsea na semana passada. Logo em seguida vem o Arsenal, vencedor do clássico com o Liverpool e motivado pela classificação para as quartas-de-final na Liga dos Campeões. O Blackburn também aparece com chances e, embora esteja quatro pontos atrás, o Bolton surge como um grande rival. A equipe possui dois jogos a menos em relação aos outros três.

No sábado, o Tottenham (49 pontos) visita o Newcastle (12º, 39) com uma dúvida. Mido sente uma lesão na virilha e depende de testes físicos para saber se vai jogar. Caso o egípcio não possa participar, Jermain Defoe entrará em campo. Martin Jol comemora os retornos de Andy Reid, Stephen Kelly e Dean Marney, todos recuperados de contusão. Há 20 anos os Spurs não vencem no estádio St. Andrew’s.

O Arsenal (5º, 47 pontos) recebe o Charlton (13º, 39) sem uma nova leva de jogadores contundidos. Reyes, Ljungberg e Daby se juntam a Campbell, Cygan e Ashley Cole. Pelo menos Arsène Wenger tem um motivo para comemorar: Robin van Persie estará à disposição depois de se recuperar de uma fratura no pé. O Charlton está invicto há cinco partidas, mas não ganha há nove jogos fora de casa na Premier League.

Em sexto, o Blackburn (46 pontos) joga em casa contra o Middlesbrough (15º, 34). O treinador Mark Hughes deverá mandar a campo a mesma equipe que derrotou o Aston Villa por 2 a 0 na última semana. Os times já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, com dois triunfos dos Rovers. O time está invicto há sete jogos e não perde em casa há cinco. Já o Boro, classificado para as quartas-de-final da Copa Uefa, terá a volta de Fábio Rochemback, recuperado de lesão.

O Bolton (7º, 45 pontos) tem a missão mais fácil: encara o lanterna Sunderland (dez) em casa. Diouf está fora, mas Joey O´Brien, Bruno N´Gotty e Hidetoshi Nakata têm retorno garantido. Já o rival busca a primeira vitória sob o comando do técnico Kevin Ball. Nas últimas oito partidas, empatou uma e perdeu as demais.

No domingo, o líder Chelsea (75 pontos) visita o Fulham (16º, 32), enquanto o Liverpool (3º, 58) pega o Newcastle (12º, 39) fora de casa. O vice Manchester United (2º, 60), também longe de casa, enfrenta o West Bromwich (17º, 27) no sábado.

Confira os jogos deste fim de semana pela 30ª rodada da Premier League:

Sábado, 18/março
Everton x Aston Villa
Arsenal x Charlton (13:30, ESPN Brasil, VT)
Blackburn x Middlesbrough
Bolton x Sunderland
Manchester City x Wigan
West Bromwich x Manchester United (11:40, NGT)
West Ham x Portsmouth
Birmingham x Tottenham

Domingo, 19/março
Newcastle x Liverpool (10:30, ESPN Brasil)
Fulham x Chelsea (13:00, ESPN Brasil)