O Arsenal abriu as oitavas de final na Copa da Inglaterra visitando um estádio com ares saudosos. Fratton Park possui uma atmosfera especial, sobretudo a quem estava acostumado a ver o Portsmouth figurando na elite do Campeonato Inglês. Atualmente o Pompey briga pelo acesso na League One, a terceira divisão, mas pôde reviver um pouco de sua importância através da boa campanha na FA Cup. Só que os Gunners não encontraram tantas dificuldades assim para se impor no duelo desta segunda-feira e despacharam a surpresa. A vantagem construída entre o fim do primeiro tempo e o início do segundo deu tranquilidade ao time de Mikel Arteta, que celebrou a classificação segura com a vitória por 2 a 0.

Depois de um início de partida em que o Portsmouth incomodou um pouco mais, empurrado pela empolgação de sua torcida, o Arsenal não demoraria a tomar o controle e a ser mais perigoso. Aos 15 minutos, os Gunners até precisaram lidar com a lesão precoce de Lucas Torreira. Ainda assim, contavam com a movimentação de seus garotos na frente para buscar o gol. Os visitantes abriram o placar nos acréscimos do primeiro tempo, na sequência de uma cobrança de escanteio. Reiss Nelson cruzou e Sokratis Papastathopoulos completou dentro da área.

Na volta à segunda etapa, o Arsenal tratou de matar o jogo. O segundo gol aconteceu aos seis minutos. Em mais um cruzamento de Reiss Nelson, Eddie Nketiah brigou pela bola dentro da área e conseguiu mandar para dentro. A partir disso, com a vantagem estabelecida, os Gunners puderam administrar um pouco mais o resultado. Trocavam passes sem necessitar de tanta agressividade para concluir as jogadas. Além disso, o próprio Portsmouth não apresentava a mesma intensidade e logo perdeu as esperanças.

Dentre as boas notícias ao Arsenal, esteve a estreia de Pablo Marí na equipe principal. O zagueiro espanhol havia disputado dois jogos com o time sub-23 para pegar ritmo e, nesta segunda-feira, compôs o miolo de zaga ao lado de David Luiz. O novato agradou, por seu bom senso de posicionamento e pela saída de bola segura. Ainda que o desafio não tenha sido dos maiores, parecem boas as perspectivas de seguir ganhando espaço.

O Arsenal ainda aguarda o sorteio para saber quem será o seu adversário nas quartas de final da Copa da Inglaterra. Os demais jogos das oitavas acontecerão até a próxima quinta-feira – exceto em caso de replay. O principal destaque da rodada virá nesta terça-feira, com o embate entre Chelsea e Liverpool. O Portsmouth era o único clube de fora das duas primeiras divisões que seguia vivo na FA Cup.