A 31ª rodada do Campeonato Alemão, iniciada nesta sexta, com Bayer Leverkusen x Arminia Bielefeld, tem importância já garantida, pelo equilíbrio na briga pela liderança (a diferença entre líder e quinto colocado é de apenas cinco pontos). E ganha ainda mais valor para um clube, em especial. É o Hamburg.

Eliminado, no meio de semana, nas semifinais da Copa Uefa, o time hanseático, na quinta posição, tem a chance de recuperar-se na Bundesliga, após o empate em 1 a 1 sobre o Hertha Berlim. E o adversário do jogo de domingo, no Weserstadion, é justamente o Werder Bremen, o algoz da equipe na Copa Uefa.

Não bastasse a eliminação, o treinador Martin Jol ainda corre o risco de perder um de seus principais jogadores para a partida da Bundesliga. O atacante Ivica Olic saiu do jogo na HSH Nordbank Arena reclamando de dores fortes no joelho, e um exame realizado nesta sexta revelará a extensão de uma possível lesão. Jol desconversou sobre a hipótese de um rompimento de tendão: “É só especulação. Pode ser algo completamente diferente.”

Classificado para a final do torneio continental, o Werder Bremen terá, disponíveis no jogo, o meia Diego e o atacante Hugo Almeida, ambos suspensos para a decisão de 20 de maio, em Istambul, por terem levado o terceiro cartão amarelo. Thomas Schaaf, no entanto, não poderá contar com o zagueiro Per Mertesacker, que lesionou um ligamento da perna direita na partida da última quinta-feira contra os hamburgueses.

O líder Wolfsburg também terá um desafio considerável na rodada. Neste sábado, a equipe irá à Mercedes-Benz Arena de Stuttgart, enfrentar a equipe da casa. Encerrando uma semana turbulenta, pelo anúncio de que o técnico Felix Magath deixará a equipe ao fim da temporada, os Lobos não deverão ter desfalques na equipe que irá a campo.

Já do lado dos Roten, os titulares do miolo de zaga dificilmente estarão presentes: Serdar Tasci está contundido, e Mathieu Delpierre, suspenso. Os substitutos deverão ser Khalid Boulahrouz e Georg Niedermeier. Mesmo assim, Felix Magath advertiu: “Temos de mostrar determinação no jogo, se quisermos trabalhar a nosso favor.”

Três pontos atrás do Wolfsburg, o Bayern de Munique atuará fora de casa, enfrentando o ameaçado pelo rebaixamento Energie Cottbus, em busca de uma vitória que manteria as esperanças de título. O técnico interino Jupp Heynckes, lembrando da vitória do adversário deste sábado sobre o Wolfsburg, apregoou: “Não temos razão alguma para subestimar nosso oponente.” Lukas Podolski e Hans-Jörg Butt também alertaram para a necessidade de concentração. O avante polonês afirmou: “Perdemos na casa deles ano passado, e agora eles ganharam do Wolfsburg, então será um desafio real.” E o goleiro dos bávaros disse: “Eles lutarão para não cair, e temos de estar prontos.”

Confira os jogos da 34ª rodada da Bundesliga

Sexta, 8/maio
Bayer Leverkusen x Arminia Bielefeld

Sábado, 9/maio

Energie Cottbus x Bayern de Munique
Hertha Berlim x Bochum
Hannover 96 x Eintracht Frankfurt
Borussia Dortmund x Karlsruhe
Stuttgart x Wolfsburg
Hoffenheim x Colônia

Domingo, 10/maio

Hamburg x Werder Bremen
Borussia Mönchengladbach x Schalke 04

Clique aqui para conferir a tabela e a classificação da Bundesliga