Muralhas: Bayern x Juventus farão duelo de grandes defesas

Com baixa média de gols sofridos, bávaros e bianconeri já mostraram nesta temporada que defender é o seu forte

O Bayern segue sendo um dos favoritos à Liga dos Campeões, mas tem o jogo mais complicado entre os favoritos da Liga dos Campeões. A Juventus, além de ser um time de tradição, é muito consistente e tem um sistema defensivo que dá poucas chances de gol ao adversário. O Bayern é mais time, está mais pronto e já tem experiência na competição – foram duas finais em três temporadas anteriores. Ao mesmo tempo, tem a melhor defesa entre as grandes ligas da Europa.

O time de Jupp Heynckes tem feito a melhor temporada da história da Bundesliga, com 88% de aproveitamento dos pontos e apenas dez gols sofridos em 25 partidas – média de 0,4 gol sofrido por jogo na Bundesliga. Somando os jogos da Liga dos Campeões, são 33 jogos e 20 gols sofridos. Uma média de 0,6 gol sofrido por jogo, o que mostra a força da equipe bávara ao se defender – mesmo com os dois gols sofridos em casa contra o Arsenal, o que acabou com a longa invencibilidade na Allianz Arena.

A Juventus não fica atrás. São 28 jogos na Serie A, com 18 gols sofridos – média de 0,6 gol sofrido por partida. Somando os jogos da Liga dos Campeões, são 36 jogos e 22 gols sofridos, média também de 0,6 gol sofrido por jogo. Uma defesa que tem se mostrado muito eficiente com os seus três zagueiros e um meio-campo que marca intensamente e com todos saindo para o jogo.

Com tudo isso, só podemos esperar que o jogo seja muito equilibrado e possivelmente com poucos gols. Essa é a lógica, não quer dizer que seja aquilo que vai acontecer.

No último encontro, Bayern estraçalhou e eliminou a Juve

A Juventus está invicta em jogos da Liga dos Campeões nesta temporada. São oito jogos. Se considerarmos jogos por competições europeias, são 14 jogos, incluindo os da Liga Europa. A última vez que o time foi derrotado em uma competição continental foi justamente contra o Bayern Munique.

No dia 8 de dezembro de 2009, a Juventus recebeu o Bayen precisando de um empate para garantir a classificação às oitavas de final. O Bordeaux, já classificado, tinha 13 pontos. A Juventus tinha oito e o Bayern sete. Os bávaros massacraram a Juventus. O placar de 4 a 1 foi uma festa. O goleiro Butt marcou de pênalti, Ivica Olic, Mario Gomez e Anatoly Tymoshchuk completaram o placar. David Trezeguet marcou pela Juventus. Com isso, a Juventus foi eliminada e o Bayern foi o segundo colocado. Dali, o clube alemão avançou até a final, onde foi derrotado pela Internazionale.

O mar se abriu para os favoritos

Todo mundo esperava pelos superduelos, mas o que o sorteio da Liga dos Campeões fez foi colocar os favoritos contra os azarões. Todos os duelos têm um favorito, mas só um deles é muito equilibrado: o jogo entre Bayern Munique e Juventus. No mais, o Real Madrid é muito favorito contra o Galatasaray e por mais que os turcos se esforcem, bater o Real Madrid parece altamente improvável. O mesmo vale para o Borussia Dortmund contra o Málaga, que na sua primeira Liga dos Campeões já vai até as quartas de final. E deve parar por aí.

O caso do Barcelona é um pouco diferente porque o adversário é o Paris Saint-Germain.É claro que os catalães são favoritos e será uma surpresa se o PSG conseguir eliminar o time de Lionel Messi. Além disso, o time parisiense não tem conseguido jogar tão bem na temporada, embora tenha sido eficiente na maior parte dela, conquistando muitas vitórias.

Uma atuação do Barcelona como aquela do primeiro jogo contra o Milan pode ser fatal para os blaugranas, já que o PSG tem jogadores mais capazes de decidir o confronto (mesmo que um deles seja o Ibrahimvoic, pouco afeito a atuações decisivas no mata-mata da Liga dos Campeões. Mas isso está muito claro também para os comandados de Tito Vilanova – que, especula-se, deve estar de volta ao banco de reservas quando os jogos acontecerem. Por isso o Barcelona é muito favorito.

O sorteio deixa o caminho livre para termos os favoritos na semifinal: Real Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona e Bayern Munique. Se o Bayern não passar, pelo confronto duro que tem, a Juventus não deixará de dar peso aos quatro times da semifinal. As chances de uma fase decisiva lotada de pesos pesados é enorme. Mas a zebra certamente não curtiu isso e pode fazer das suas. Vai saber…