Mundo

Fifa investiga negociações de Juan Figer usando clube laranja

A Fifa irá investigar as negociações do empresário Juan Figer usando o Rentistas, pequeno clube uruguaio, como laranja. As operações investigadas pela entidade totalizam US$ 56 milhões e incluem jogadores como Hulk, do Porto e da Seleção Brasileira, segundo informa o Bloomberg.

O empresário usa o pequeno clube de Montevidéu para registrar os jogadores com o qual tem contrato e emprestá-lo a grandes clubes brasileiros e europeus, segundo o próprio presidente do clube, Mario Bursztyn. O valor das transferências é redirecionado a uma empresa ligada a Figer chamada Lamico.

Segundo Bursztyn, o clube recebe uma quantia que está longe de ser justa pela operação, que é “totalmente legal”. Procurado pelo Bloomberg, o representante de Juan Figer afirmou que o empresário segue todas as leis da profissão. Já a Fifa afirmou à Bloomberg que irá investigar a questão.

A Fifa está tentando melhorar a regulação do mercado de transferências do futebol, que movimentou US$ 2,5 bilhões em 2010. A unidade que investiga isso é a Transfer Matching System GmbH, que torna obrigatório revelar os detalhes bancários de onde o dinheiro de transferências vai, em um sistema baseado na internet. O gerente geral desta unidade da Fifa, Mark Goddard afirmou aos repórteres que “o futebol era a última área do mundo comercial onde grandes quantias de dinheiro podem ser movidas sem uma regulação presente”. Goddard afirmou ainda que “tem sido uma selva lá fora e isso está prestes a mudar”.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo