Ferruccio Valcareggi, técnico da seleção italiana entre 1966 e 1974, morreu nesta quarta-feira, aos 86 anos. Além da carreira como treinador, ele foi também jogador, tendo defendido a Triestina e a Fiorentina.

Valcareggi assumiu a Azzurra em um momento difícil, logo após a Copa de 66, quando o time havia sido eliminado pela Coréia do Norte. Dois anos mais tarde, o treinador levou a Itália ao título da Eurocopa, vencendo a Iugoslávia na final. Em 1970, dirigiu a seleção na Copa do México, conduzindo a Itália até a decisão, quando foi derrotada pelo Brasil de Pelé por 4 a 1. Mas o jogo mais marcante do treinador foi a semifinal do Mundial, contra a Alemanha, vencido pela Itália por 4 a 3, na prorrogação. Nos oito anos em que dirigiu a Azzurra, Valcareggi perdeu apenas seis partidas.

Entre os grandes nomes que trabalharam com o técnico está Gianni Rivera, que lamentou a morte: ´´Todos no time tinham um ótimo relacionamento com ele. É por isso que aquela seleção foi provavelmente a mais amada pelos torcedores italianos´´.