Capitão do Montpellier e um dos destaques do time na conquista da Ligue 1 2011/12, Mapou Yanga-Mbiwa está de partida. O clube confirmou a saída do defensor nesta terça-feira, diante da provável assinatura com o Newcastle. O jogador de 23 anos já está na Inglaterra, onde realizará exames médicos antes de oficializar o acordo com os Magpies – em negócio avaliado em € 8,4 milhões.

Formado nas categorias de base do Montpellier, Yanga-Mbiwa chegou ao clube com 13 anos e disputou 219 partidas oficiais pela equipe principal. Além disso, o zagueiro nascido na República Centro-Africana defendeu a seleção francesa sub-21 e soma três convocações para a equipe principal dos Bleus.

Yanga-Mbiwa é a segunda contratação do Newcastle na atual janela de transferências, após o lateral direito Mathieu Debuchy, ex-Lille. O novato deverá disputa posição com Steven Taylor, Mike Williamson e Fabricio Coloccini no miolo de zaga – embora a volta do capitão ao futebol argentino seja especulada, por conta de problemas pessoais.

O Newcastle ocupa a 16ª colocação na Premier League e acumula cinco derrotas e um empate nas suas últimas seis partidas. O clube está garantido nos 16-avos de final da Liga Europa, na qual enfrentará o Metalist Kharkiv.