Que a Atalanta não tenha começado bem a atual temporada, encarar a torcida em Bérgamo costuma ser um desafio considerável na Serie A. Além disso, o time de Gian Piero Gasperini vai dando sinais de recuperação, motivo suficiente para o Napoli se preocupar com o compromisso desta segunda-feira. Mas independentemente da atmosfera sufocante, os celestes conquistaram uma vitória importantíssima no Estádio Atleti Azzurri d’Italia. Saíram em vantagem, cederam o empate em meio à pressão e se recuperaram, com o gol decisivo aos 40 do segundo tempo. Triunfo por 2 a 1, que mantém o ritmo acelerado do time de Carlo Ancelotti, apesar da distância estabelecida pela Juventus na liderança do campeonato.

A chave para o Napoli veio logo aos dois minutos, abrindo o placar em Bérgamo. A partir de uma roubada de bola, o ataque rápido dos celestes pegou a defesa adversária desatenta, adianta demais. Lorenzo Insigne arrancou e serviu Fabián Ruiz, que invadiu área e estufou as redes. Os napolitanos ainda tiveram algumas boas chances para ampliar, principalmente através da velocidade de seus homens de frente. Mas, contando com a participação de Papu Gómez e Duván Zapata, a Atalanta possuía mais iniciativa e intensificou a pressão no início do segundo tempo. Zapata, aliás, possibilitou o empate aos 11. Cruzamento da esquerda em que a bola pipocou na área e o centroavante fez sua parte, dominando e enchendo o pé.

A Atalanta, porém, não conseguiu manter a toada na sequência da etapa final, em jogo que seguia com chances para ambos os times. E o Napoli se aproveitaria, buscando a vitória no apagar das luzes, a cinco minutos do fim. Contra-ataque em que Mário Rui cruzou da esquerda. Arkadiusz Milik, que saíra do banco três minutos antes, se projetou entre os defensores e dominou com dificuldades. Ainda assim, a bola ganhou altura e pediu para ser marretada, em chute forte do polonês na saída do goleiro Etrit Berisha. No fim, Insigne ainda poderia ter feito o terceiro e perdoou.

Com a vitória, o Napoli fecha a rodada somando 32 pontos. Os celestes aparecem na segunda colocação e voltam a abrir três pontos de vantagem sobre a Internazionale, mas permanecem a oito da líder Juventus. Já a Atalanta faz uma campanha modesta. Ocupa o 12° lugar, com 18 pontos conquistados. Apesar disso, está a três da zona de classificação da Liga Europa, seu objetivo costumeiro nas temporadas recentes.