Meu Time de Botão

Pelé & Mané, 50 anos do fim da parceria na seleção, no Meu Time de Botão

O Meu Time de Botão é um podcast da Central 3, nossa parceira no podcast semanal da Trivela, que traz um convidado para falar sobre um time que marcou a sua vida. Todas as edições podem ser vistas aqui.

Por Paulo Júnior e Leandro Iamin

Manuel dos Santos nasceu sete anos antes que Edson Arantes do Nascimento. O primeiro em Magé, a 50km do Estádio do Maracanã; o segundo em Três Corações, cerca de cinco horas de estrada até a Vila Belmiro. Mas Mané Garrincha e Pelé foram se encontrar com a camisa da seleção brasileira no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.

Em 18 de maio de 1958, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo, o Brasil venceu a Bulgária por 3 a 1, dois gols do futuro Rei. Ao todo, foram 40 jogos em que Pelé e Mané atuaram lado a lado pela equipe nacional – jamais perderam jogando juntos. E a última vez que o planeta os viu numa partida pelo escrete canarinho acaba de completar 50 anos, remetendo à vitória contra a mesma Bugária, mas no início da Copa do Mundo de 1966, em 12 de julho, no Goodison Park, em Liverpool.

Essa edição do Meu Time de Botão é especial sobre essas 40 partidas em que o Brasil e o mundo puderam curtir a invencibilidade, o brilho e os gols de Pelé e Garrincha, juntos, com a camisa brasileira. Programa gravado em 18 de julho de 2016, 45 anos exatos, também, da despedida de Pelé do time nacional, no amistoso diante da Iugoslávia em 1971.

Nesse caminho, o início na preparação para a Copa de 1958, o primeiro título mundial, o amadurecimento de Pelé no Santos, a lesão do Rei em 1962, o hiato da parceria após o bicampeonato, os duelos que a dupla travou pela Taça Brasil, a volta de Garrincha e a despedida na Copa de 1966, quando um perdeu quando o outro não jogou.

Edson e Manoel, Pelé e Garrincha, no Meu Time de Botão, uma produção da Central 3 apresentado por Paulo Junior e Leandro Iamin.

Mostrar mais

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo