O Barcelona conseguiu a sua primeira vitória na temporada na Champions League, na segunda rodada, depois de empatar com o Borussia Dortmund no primeiro jogo. Diante da Internazionale, no Camp Nou, os catalães tiveram dificuldades, mas conseguiram vencer de virada por 2 a 1. O time contou pela primeira vez com Lionel Messi como titular e o argentino esteve em campo o jogo inteiro. Ele foi decisivo na jogada do segundo gol do time dando o passe a Luis Suárez, autor dos dois tentos na partida.

“Estou contente por ter jogado 90 minutos, tinha muita vontade. Me senti bem, obviamente cansado no final. Queria arrancar de uma vez. À medida que passem as partidas, vou me soltando mais. Durante o ano, como jogamos a cada três dias, não podemos treinar forte e estou acostumado a me manter com outros jogos”, disse Messi depois da partida.

A vitória traz alívio para o Barcelona, que estreou empatando por 0 a 0 com o Borussia Dortmund, fora de casa. Pior que o resultado foi o futebol, com o time alemão pressionando e ficando muito mais perto da vitória do que os catalães. Novamente, o futebol não foi o melhor, mas ao menos no segundo tempo o time fez jus ao resultado, uma vitória difícil. “Estamos bem, era importante ganhar hoje. O importante é falar da vitória de hoje, da sobre o Getafe. É básico para que não se gere a bagunça de quando não há futebol”, disse Messi.

“Na primeira parte, nos custou um pouco a pressão, eles saíam bem de trás e nos geraram problemas. Se colocavam mano a mano com os zagueiros. Os meio-campistas acompanhavam. O segundo tempo nos acomodamos e começamos a controlar a bola, recuperar rápido e entrar. Eles ficaram bem. O importante é que vencemos. Porque ia complicar o panorama. É importante vencer em casa. É um grupo difícil, o primeiro jogo empatamos. Precisávamos dos três pontos”, declarou Messi depois da partida.

Depois de um péssimo primeiro tempo do Barcelona, com a Inter vencendo por 1 a 0, os jogadores se reuniram no vestiário para mudar a postura do time. Gerard Piqué, um dos líderes do elenco, e Messi, o capitão, tentaram animar o time no túnel de volta ao gramado antes do segundo tempo.

“Pressionamos ou vamos acima, o que não podemos é fazer um intermediário de ambos”, disse Piqué. “Calma, não vamos enlouquecer, rapazes, vamos pressionar mais”, disse Messi. Mas, claro, não foram só palavras motivacionais no vestiário do Barcelona. O técnico Ernesto Valverde também tentou corrigir alguns problemas apresentados no primeiro tempo. “Ele nos disse que estivéssemos mais organizados na hora de pressionar. Para isto temos o treinador, para que nos corrija nossos erros”, disse o atacante Luis Suárez, decisivo na partida com dois gols.

“No intervalo temos que ver as coisas que não estão funcionando bem e o que se pode melhorar. No segundo tempo, demos um passo adiante e solucionamos os contra-ataques, que estavam nos causando problemas”, afirmou Ernesto Valverde. “Nos segundo tempo, quando lidamos melhor e jogamos com mais cabeça, controlamos melhor a partida”, avaliou ainda Messi.

Em um grupo complicado na Champions League, o Barcelona conseguiu a sua primeira vitória, algo ressaltado por Messi diante da dificuldade dos adversários. “Sabíamos que estávamos passando por um momento complicado. Se olhar na Europa, tem acontecido a todas as grandes equipes. Talvez pela pré-temporada, mas não é uma crítica. Estamos um pouco pesados. Não é uma crítica a ninguém, é uma realidade. É compreensível que o clube faça essas partidas. Todas as equipes fazem”, analisou o capitão do time.

O Barcelona volta a campo neste domingo, 6, diante do Sevilla em casa.

Standings provided by Sofascore LiveScore