Pela quinta vez em sua carreira, Lionel Messi tentará conquistar a Copa América. Não havia muitas dúvidas sobre a presença do camisa 10 na seleção argentina, diante de seu retorno à equipe nacional neste primeiro semestre. E o craque encabeçará a Albiceleste que disputará o torneio no Brasil a partir de junho. Acaba sendo um dos medalhões na convocação realizada pelo técnico Lionel Scaloni, ao lado de Ángel Di María e Sergio Agüero – este, chamado pela primeira vez desde a Copa do Mundo.

Há algumas surpresas na lista final anunciada nesta terça-feira. Alguns jogadores que ganharam as primeiras chances na seleção principal durante os últimos meses foram mantidos. Isso inclui nomes como o atacante Matías Suárez e Milton Casco, já acima dos 31 anos. Porém, também contempla promessas como o meia Exequiel Palacios e o zagueiro Juan Foyth. A renovação proposta desde o fiasco na Rússia segue em frente.

Scaloni chamou seis atletas em atividade na liga nacional, sendo quatro do River Plate, além do goleiro boquense Esteban Andrada e do lateral racinguista Renzo Saravia. Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico são as referências na defesa. No meio-campo, chama a atenção principalmente a juventude disponível no setor, com as alternativas de Giovani Lo Celso, Leandro Paredes e Rodrigo de Paul. Já no ataque, vale menção também a Paulo Dybala e Lautaro Martínez, outros talentos para acompanhar as estrelas principais.

Em contrapartida, há nomes tarimbados que ficaram de fora. Gabriel Mercado, Erik Lamela, Manuel Lanzini e Ángel Correa não passaram da pré-lista. Mauro Icardi, importante no início do trabalho de Scaloni, também foi deixado de fora, diante de seus imbróglios na Internazionale. Já o gremista Walter Kannemann parou apenas na seleção preliminar. Com uma lesão na coluna, o zagueiro deve retornar aos gramados somente dentro de algumas semanas e acabou cortado.

A Argentina foi sorteada no Grupo B da Copa América. Enfrentará Colômbia, Paraguai e Catar durante a fase de grupos. Antes disso, a Albiceleste ainda realiza um amistoso na cidade de San Juan, onde recebe a Nicarágua. Sua estreia está marcada para 15 de junho, em Salvador.

Abaixo, a lista completa: