A excelente fase do Ajax nesta temporada não se limita apenas à Liga dos Campeões. O PSV ainda pode ser o líder do Campeonato Holandês, mas os Godenzonen aparecem apenas dois pontos abaixo e vêm em ritmo fortíssimo nas últimas semanas. Desde a derrota no confronto direto com os Boeren, o clube de Amsterdã emendou dez vitórias consecutivas na Eredivisie. E o triunfo deste domingo veio com estilo: 8 a 0 sobre o De Graafschap, sua maior goleada em casa pela liga desde 2000/01. Craque do time, Hakim Ziyech orquestrou o resultado com três gols e uma assistência. Mas Daley Blind acaba com as manchetes. Mesmo jogando de zagueiro, o camisa 17 anotou uma tripleta, com todos os gols de bola rolando e saindo depois dos 20 do segundo tempo.

O Ajax fez “apenas” três gols na etapa inicial da Johan Cruijff Arena. O primeiro saiu em chutaço de Dusan Tadic, fuzilando na saída do goleiro. Noussair Mazraoui ampliou aproveitando um passe de calcanhar de Donny van de Beek. Já no terceiro, Mazraoui cruzou para Ziyech completar sozinho dentro da área. E no início do segundo tempo, David Neres passou para Ziyech acertar um lindo arremate de fora da área.

Blind começou a aparecer no fim da goleada. Fez o quinto aos 20 minutos, em bomba do meio da rua, que o goleiro só assistiu entrando no ângulo. Uma pintura. Ziyech completou sua tripleta na sequência, no terceiro tiro seguido de média distância que morreu nas redes. Blind anotou o sétimo após cobrança de escanteio, livre no meio da área para bater de primeira. Por fim, fechou o caixão avançando até a área e aparecendo no segundo pau para concluir quase sem ângulo. Naquele momento, claramente, só estava interessado em chegar ao “hat-trick”.

O Ajax tem 14 vitórias em 16 rodadas da Eredivisie, atrás do PSV basicamente pela derrota no confronto direto. Além disso, os números defensivos e ofensivos dos dois primeiros colocados são idênticos: 57 tentos marcados e 7 sofridos. Blind, por sua vez, recupera o seu moral. Depois da oscilante passagem pelo Manchester United, torna-se uma das peças principais nesta reconstrução dos Godenzonen. Um papel mais condizente com seu talento.