O Red Bull Salzburg não quer nem saber: está na Champions League para se divertir. Nesta quarta-feira, fez mais um jogo cheio de gols e reviravoltas contra o Napoli, em casa, e acabou sendo derrotado por 3 a 2 – 20 tentos nas três partidas dos austríacos na fase de grupos até agora. O garoto Erling Haland marcou duas vezes. Dries Mertens também, o que o fez alcançar uma marca muito interessante: superou Diego Maradona na lista de artilheiros do Napoli.

Com os dois gols, Mertens chegou a 116 com a camisa azul, acima dos 115 que Maradona anotou. O belga precisou de 292 partidas oficiais para alcançar a marca, mas tem uma média de tentos por minuto menor que a do craque argentino, embora seja bom ressaltar que Maradona nunca foi exatamente um artilheiro e tinha outras funções em campo.

Mertens chegou ao Napoli do PSV, em 2013, e era um pontinha com Rafa Benítez até uma crise de lesões obrigar o sucessor do espanhol, Maurizio Sarri, a colocá-lo como centroavante. Ele explodiu com 34 gols em sua primeira temporada na nova função e seguiu marcando regularmente nos três anos seguintes. Está em segundo lugar e precisa de mais cinco gols para alcançar o líder da lista, seu ex-companheiro Marek Hamsik.

Mertens exigiu defesa do goleiro Cican Stankovic, antes do primeiro minuto da partida, e Haland teve um gol anulado por impedimento pouco depois. O belga abriu o placar de verdade com uma bomba de perna direita, quase sem ângulo, após receber a escorada de cabeça de José Callejón, aos 17 minutos. Os dois, pilares do ataque azul nos últimos anos, têm contratos apenas até o fim da temporada.

Alex Meret fez uma linda defesa com a cabeça para evitar o gol de Haland e outra com a mão direita, esticando-se ao canto, no chute cruzado de Patson Daka. Aos 40 minutos, Hee Chan Hwang deu um baile em Kévin Malcuit pela ponta esquerda e foi derrubado. Haland cobrou o pênalti e empatou a partida, ainda antes do intervalo.

Malcuit redimiu-se um pouco do erro com o cruzamento para o segundo gol de Mertens, que contou com um desvio na defesa antes de encontrar o belga livre na segunda trave. Mas o Salzburg voltou à tona: na sequência de um escanteio, Zlatko Junuzovic cruzou na medida para Haland cabecear e fazer seis gols em seus três primeiros jogos de Champions League, o que ninguém nunca havia feito.

No entanto, a brincadeira acabou mal para o Red Bull Salzburg. Logo na sequência do gol de empate, Koulibaly lançou para Mertens na ponta direita. O belga mandou para dentro da área, onde Insigne dominou com muita classe antes de bater e, com um desvio, colocar a bola além do alcance de Stankovic e completar uma vitória importante ao Napoli, que retorna à liderança do grupo, um ponto à frente do Liverpool.

.

.

Classificações Sofascore Resultados

.