O melhor time da primeira fase da Liga Europa, o Anderlecht, foi eliminado da competição na primeira fase eliminatória. O time perdeu pela segunda vez para o AZ, desta vez em casa, pelo mesmo placar: 1 a 0. Com isso, os holandeses avançam à próxima fase da competição.

O AZ venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e precisava de um empate fora de casa para se classificar. O primeiro tempo acabou 0 a 0, mas no segundo, o time holandês tratou de marcar 1 a 0. Aos nove minutos, Maarten Martens marcou e elevou a vantagem para 2 a 0.

Com o controle do meio-campo, o AZ, do técnico Gertjan Verbeek, conseguia segurar o jogo. Apesar de dar mais chutes a gol, os belgas não conseguiam criar chances reais. E, precisando de três gols, a virada ficou muito difícil.

Classificado, o AZ enfrentará a Udinese na próxima fase.

Braga vence, mas é eliminado

 

Depois de perder por 2 a 0 em casa, os portugueses foram até Istambul para tentar resgatar a classificação. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Alan fez a jogada pela lado direito e cruzou para Lima marcar 1 a 0 Braga.

O gol deu esperança ao time, que tentou ir para cima do Besiktas. O resultado final, porém, acabou não mudando e os arsenalistas voltaram para casa. Já o Besiktas enfrentará o Atlético de Madrid na próxima fase.

Os colchoneros já tinham vencido o primeiro jogo contra a Lazio e precisavam apenas não perder o jogo por mais de um gol de diferença para garantir a vaga. Depois de um primeiro tempo sem muitas emoções, o zagueiro uruguaio Diego Godín abriu o marcador aos três minutos da etapa final.

O gol foi o suficiente para selar a classificação espanhola, já que o placar não mudou mais. O primeiro jogo entre Besiktas e Atlético de Madrid será na capital espanhola, com a partida de volta na Turquia.

Olympiacos vence novamente e elimina Rubin

Os gregos já tinham vencido o primeiro jogo por 1 a 0, mas começaram o jogo marcando mais um. Ariel Ibagaza cobrou falta, Ivan Marcano tocou de cabeça e Rafik Djebbour completou para o gol, marcando 1 a 0 aos 14 minutos do primeiro tempo.

O gol acabou sendo o único na partida. Com placar agregado de 2 a 0, os gregos avançam para enfrentar o Metalist Kharkiv, que se classificou com grande facilidade.

Os dois times entraram em campo com o confronto decidido. Depois dos 4 a 0 dos ucranianos em plena Áustria, a partida na Ucrânia seria uma formalidade. No primeiro tempo, Martin Hinteregger marcou gol contra e complicou ainda mais a vida do time austríaco.

No segundo tempo, o Red Bull Salzburg diminuiu. Oleksandr Goryainov cruzou e Jakob Jantscher tocou de cabeça e marcou, aos 11 minutos. Só que não demorou para o Metalist voltar a ficar em vantagem. Aos 17 minutos, Jonathan Cristaldo marcou 2 a 1. Um minuto depois, Sebastián Blanco marcou outro e fez 3 a 1.

Com o jogo definido, Marlos entrou em campo no lugar de Taison e conseguiu deixar o seu, aos 42 minutos do segundo tempo, ao completar de canela um cruzamento de Marko Devic. O primeiro confronto entre Metalist e Olympiacos será na Ucrânia, com o jogo de volta na Grécia.

O Sporting, que se classificou com uma nova vitória por 1 a 0 sobre o Legia, gol de Martías Fernández, irá enfrentar o Manchester City na próxima fase. 

Os jogos de ida da fase 16-avos de final serão no dia 8 de março, com a volta no dia 15.

Confira os jogos de volta dos 16-avos de final da Liga Europa:

Quarta-feira, 22/fev
Manchester City 4×0 Porto

Quinta-feira, 23/fev
Valencia 1×0 Stoke City
Athletic Bilbao 1×0 Lokomotiv Moscou
Twente 1×0 Steaua Bucareste
PAOK 0x3 Udinese
PSV 4×1 Trabzonspor
Club Brugge 0x1 Hannover 96
Standard Liège 0x0 Wisla Cracóvia
Besiktas 0x1 Braga
Manchester United 1×2 Ajax
Sporting 1×0 Legia Varsóvia
Schalke 04 x Viktoria Plzen
Metalist Kharkiv 4×1 Red Bull Salzburg
Olympiacos 1×0 Rubin Kazan
Anderlecht 0x1 AZ
Atlético de Madrid 1×0 Lazio