O Brighton conquistou uma vitória importantíssima nesta terça. Os Seagulls se aproveitaram do tropeço do Newcastle no Boxing Day e assumiram a liderança da Championship, a segunda divisão do Campeonato Inglês. Com o caminho aberto, a equipe treinada por Chris Hughton não teve trabalho para derrotar em casa o Queens Park Rangers, por 3 a 0. E a partida guardou um momento tocante, após o gol que fechou o placar. Anthony Knockaert realizou uma bonita homenagem a seu pai, falecido no mês passado.

A partida estava nas mãos do Brighton, depois que Sam Baldock e Glenn Murray abriram a contagem. Aos 24 do segundo tempo, então, coube a Knockaert deixar a sua marca. E o meio-campista francês correu à lateral do campo durante a comemoração: pegou uma fotografia do pai e a ergueu, para ser aplaudido pelos torcedores. Foi o primeiro tento em casa anotado pelo camisa 11 desde o falecimento de Patrick, no início de novembro, aos 63 anos. Boa parte do elenco e o técnico Chris Hughton viajaram ao norte da França para o funeral, oferecendo apoio ao jogador de 25 anos. Na adolescência, Knockaert já havia perdido o irmão mais velho, de 28 anos, vítima de um ataque cardíaco.

“Algumas manhãs são realmente difíceis, quando penso na morte do meu pai. Eu não o verei nunca mais. Obviamente, eu preciso voltar ao trabalho e a melhor maneira é dando duro em campo, para recuperar minha forma. Eu não treinei direito por três semanas, porque estava no hospital todos os dias com meu pai. Eu quero fazer meu pai ainda mais orgulhoso do que ele já era”, afirmou, em entrevista à BBC, em novembro. Formado pelo Guingamp, o meia era titular do Leicester na conquista do acesso em 2013/14.

Força costumeira nas últimas temporadas da Championship, mesmo sem subir, o Brighton parece pronto ao acesso. A equipe está invicta na competição desde setembro, com 13 vitórias e 4 empates nas últimas 17 rodadas. Além disso, sustenta uma confortável vantagem de oito pontos em relação ao terceiro colocado, na zona de classificação direta. Knockaert é justamente um dos principais nomes na campanha, autor de sete gols até o momento.