A grande surpresa da temporada na Serie A é a Atalanta. O time comandado pelo técnico Gian Piero Gasperini faz uma campanha histórica e ocupa a quarta posição na tabela. Neste sábado, o time deu mais uma demonstração da sua força. Jogando no estádio San Paolo, o time venceu o Napoli por 2 a 0, mesmo ficando com um jogador a menos no segundo tempo. Isso graças a uma atuação coletiva excelente, com marcação intensa, o goleiro Etrit Berisha em grande dia e o zagueiro Caldara, que fez os dois gols.

LEIA TAMBÉM: Carlo Ancelotti, do Bayern: “Técnicos italianos estão na vanguarda”

Gasperini armou o time como tem feito em outros jogos: linha de três zagueiros, com Mattia Caldara como o jogador mais centralizado. Deu a posse de bola ao Napoli, marcou forte e saía muito rápido para o ataque. O zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo, também fez uma grande partida no San Paolo.

Tudo deu certo para a Atalanta também porque tudo deu errado para o Napoli. O time da casa finalizou 20 vezes a gol, mas só acertou oito. A Atalanta, por sua vez, chutou oito vezes a gol e acertou cinco. Uma delas foi aos 28 minutos do primeiro tempo. Cobrança de escanteio de Andrea Conti, a bola passou por todo mundo, mas não por Caldara, que cabeceou para as redes na segunda trave.

A pressão do Napoli durou todo o jogo, mas o time do sul da Itália não conseguia criar chances claras de gol. Mesmo com a posse de bola, o time ameaçava pouco. O técnico Maurizio Sarri colocou em campo suas armas ofensivas, a começar por Arkadiusz Milik no lugar de um apagado Hamsik. E tudo parecia virar para o Napoli: em três minutos, Franck Kessié fez duas faltas, tomou dois cartões amarelos e acabou expulso.

Então, o improvável aconteceu. Caldara, zagueiro da Atalanta, saiu jogado bem, deu um belo chapéu no meio-campo e puxou um contra-ataque. Abriu o jogo para Leonardo Spinazzola, que cruzou para a área e Caldara, que acompanhou a jogada, finalizou de voleio, lindamente, para colocar 2 a 0 no placar. Em pleno San Paolo, a Atalanta fazia jus ao seu apelido, a deusa, e arranca uma vitória divina. Caldara, zagueiro de 22 anos, já está com a transferência acertada para a Juventus na próxima temporada.

Berisha, o goleiro do time, fez muitas defesas que impediram que o Napoli diminuísse o placar e tivesse chance de voltar ao jogo. Mesmo com a pressão enorme, o goleiro albanês não deu a menor chance aos partenopei. O gol parecia selado. Tudo errado no ataque para o Napoli. Berisha, com oito defesas na partida, acabou sendo crucial para a vitória.

Nem todo poderio ofensivo do Napoli adiantou. Sarri até colocou outro centroavante, Leonardo Pavoletti, mas o time não conseguia ir além. Foi insuficiente. A Atalanta chega a 51 pontos e fica em quarto na tabela do Italiano. Está na luta por uma vaga na próxima Champions League e ainda coloca pressão na Internazionale, que neste domingo precisa vencer a Roma, em Milão, para se igualar em pontos ao time de Bergamo. Aliás, região bem próxima de Milão.

Se alguém duvidava que a Atalanta tinha força para brigar na parte de cima da tabela, brigando firme por uma vaga nas competições europeias, está claro que a deusa está viva e muito forte.