O roupeiro é uma figura ímpar no futebol. E, quase sempre, subvalorizada. O responsável por preparar chuteiras e uniformes às partidas, mas que representa muito mais do que isso. É um grande personagem dentro da resenha dos jogadores. Que pode mesmo ser tão importante para o folclore de um clube quanto técnicos ou craques. Aura personificada por Neil Baldwin, uma lenda no futebol inglês. O palhaço se tornou roupeiro do Stoke City, mas foi além e, por isso mesmo, ganhou um filme da BBC em sua homenagem. Não à toa, o nome da produção é ‘Marvellous’. Maravilhoso, adjetivo dignos do personagem.

LEIA MAIS: A torcida do Liverpool enviou mais de 4 mil cartões a essa fanática de 104 anos

A história de Baldwin é um perfeito roteiro. Filho da faxineira da Universidade de Keele, no norte da Inglaterra, o garoto apresentava sérios transtornos de aprendizagem. Cresceu entre os estudantes, antes de começar a trabalhar em uma olaria durante a juventude. Sua vida começou a mudar na década de 1980, quando se tornou “Nello, o palhaço” e realizou seu sonho de infância ao se juntar a um circo. Após turnê pela Grã Bretanha, Baldwin retornou a Stoke-on-Trent e passou a receber os novatos em Keele.  Para depois conhecer o técnico Lou Macari e encantá-lo por sua simplicidade. Acabou convidado a trabalhar como roupeiro em seu clube de coração, a partir de 1991.

“Neil foi a melhor contratação que fiz, seu peso vale em ouro. Todos os jogadores o adoram e muito do nosso sucesso se deve à atmosfera criada no vestiário”, afirmou Macari em uma entrevista, enquanto Nello fazia de suas palhaçadas vestido de escocês. Tornou-se um mito no Estádio Britannia, amado por jogadores e torcedores. Seu otimismo era tão importante quanto as brincadeiras. Que, aliás, não eram poucas, a ponto de se vestir como galinha ou de imitar Brian Clough em uma preleção com um chapéu de caça.

Baldwin chegou mesmo a entrar em campo pelo Stoke, se tornando o 12º jogador em um amistoso contra o Aston Villa. Após deixar os Potters em 1993, passou a se dedicar ao Neil Baldwin Football Club, clube extraoficial de Keele, do qual é técnico, roupeiro, capitão e ganha o prêmio de jogador da temporada quase todos os anos, mesmo aos 68 anos. Seu nome costuma ser constantemente gritado nas arquibancadas do Britannia e também recebeu uma graduação honorária em Keele, onde seguiu trabalhando. Para muitos, o próximo passo é se tornar cavaleiro do Império Britânico, e já existe até mesmo campanha nas redes sociais.

Em ‘Marvellous’, Nello é interpretado por Toby Jones (de Harry Potter e Capitão América) e Gary Lineker faz uma ponta no filme. Superprodução digna da história grandiosa do roupeiro. E que ajuda a ressaltar que, apesar dos glamour, o futebol ainda é muito acima disso.

Abaixo, o trailer do filme, lançado no final de setembro, que já deixa a expectativa sobre a sua disponibilização na internet em breve: