Maradona – A Vida de um Gênio do Futebol

Infelizmente, o futebol não é tratado da maneira como merece. Não é um ramo levado a sério no Brasil. Um esporte capaz de mobilizar multidões, parar países de quatro em quatro anos, deveria ser encarado com mais seriedade. Por isso, toda e qualquer obra decente referente ao esporte bretão – livros, revistas, filmes – deve ser valorizada.

O DVD intitulado ´Maradona: A Vida de um Gênio do Futebol´, distribuído pela Placar, de fato não é o pontapé inicial. Obras semelhantes já foram lançadas. O conteúdo não traz novidades, mas mesmo assim é um documento histórico para os aficionados por futebol. A magia do esporte é algo tão forte que mesmo uma produção simples, com uma trilha sonora repetitiva, pode se tornar encantadora dependendo do protagonista em questão.

Dribles desconcertantes, faltas cobradas com maestria e gols, muitos gols marcados pelo maior jogador argentino de todos os tempos são constantes durante os 55 minutos de filme – além de alguns episódios polêmicos, como a briga generalizada que Diego provocou na partida entre Barcelona e Athletic Bilbao.

A personalidade forte e verborrágica de Maradona e sua vida particular repleta de confusões dividem opiniões a seu respeito. Há os que o idolatram e acreditam se tratar do melhor jogador de todos os tempos. Do outro lado, há aqueles que reconhecem sua magia com os pés, mas não o toleram como ser humano.

Para os mais jovens, habituados a ver o nome do craque associado a escândalos envolvendo drogas, um ex-atleta constantemente fora de forma, o DVD mostra que por trás de tudo isso já viveu um gênio detentor de uma perna esquerda capaz de marcar seu nome na história do esporte.

Pelé x Maradona

Se dentro das quatro linhas Pelé foi, é e sempre será incomparável, o DVD sobre ´Dieguito´ (apesar de não conter depoimentos do craque) traz mais curiosidades que o filme ´Pelé Eterno´, de Anibal Massaini Neto. É claro que a tecnologia disponível na época em que Pelé reinava nos gramados era completamente diferente. Talvez por isso, a Placar, usando imagens cedidas pela Gazetta dello Sport, pôde presentear aos fanáticos por futebol compactos de duas partidas históricas: Napoli x Juventus, jogo válido pelo campeonato italiano de 1990, e Napoli x Stuttgart, final da Copa da UEFA de 1989, título mais importante da história do clube do sul da Itália.