Cada vez mais, o Mundial de Clubes preenche o mapa-múndi. Considerando apenas as edições organizadas pela Fifa, em 2000 e a partir de 2005, 26 países já enviaram os seus representantes ao torneio. E a atual edição, se não estreia países, adiciona novos clubes à lista: Chivas Guadalajara, Team Wellington e Al Ain. Já levando em consideração a fase “intercontinental”, precursora do formato atual, outros 10 países europeus e sul-americanos já contaram com seus postulantes à taça.

Por conta das sedes, o Mundial é bem mais disperso na Ásia e na África. Oito países asiáticos já contaram com equipes no torneio, enquanto são seis os africanos. América do Sul e Europa estiveram presentes com quatro nações cada. E, curiosamente, a Oceania é mais numerosa que a América do Norte e Central: três países do sul do Pacífico, enquanto só a Costa Rica conseguiu quebrar a hegemonia mexicana na Concacaf.

Com a realização do Mundial de Clubes de 2018, relembramos os participantes neste mapa interativo, publicado originalmente em 2016. Todas as equipes estão sinalizadas conforme o seu estádio atual. Alguns escudos estão sobrepostos, aproxime a visualização para conseguir diferenciá-los. Os clubes que disputaram o Mundial e também a antiga Copa Intercontinental (ou Mundial Interclubes, como preferir) aparecem duas vezes. Confira: