Sábado é dia de Copa do Mundo, e organizada pela Fifa. Mas, desta vez, as seleções não entrarão em campo, e sim em quadra. A Colômbia recebe a oitava edição do Mundial de futsal, que, para variar, conta com o Brasil entre os favoritos. A equipe estrelada por Falcão busca o seu sexto título. Terá entre os principais concorrentes a Argentina, a Rússia e a sempre rival Espanha, único país capaz de desbancar os brasileiros no torneio.

VEJA TAMBÉM: Seleção de futsal de 1996 no ‘Meu Time de Botão’

Se o topo do pódio na Copa do Mundo de futsal só viu duas bandeiras, seu passado traz uma variedade maior entre os participantes. A competição é disputada desde 1989 e já contou com representantes de 47 países diferentes – 14 que nunca figuraram no Mundial de campo. E é interessante notar as particularidades no perfil do torneio. Há forças perceptíveis em regiões específicas, como o sudeste asiático, as antigas repúblicas soviéticas e o centro do continente americano. Na Europa, muitos países tradicionais no futebol se ausentam, com relevância maior para a costa do Mediterrâneo e, até a virada do século, para os membros do Benelux. Já na América do Sul, as potências ficam mais ao sul do subcontinente, enquanto a Colômbia só ganhou destaque nos últimos anos.

Abaixo, um mapa com todos os participantes da história da Copa do Mundo. As localizações das bandeiras não são específicas. Confira: