A Copa do Nordeste começa a fase principal de mais uma edição tentando se reinventar. O formato da Lampions League 2019 é totalmente novo, com dois grupos de oito equipes, que enfrentam justamente os adversários da chave oposta. O novo modelo garante os clássicos estaduais logo de cara, enquanto ainda classificará oito times para os mata-matas. Depois de todas as movimentações recentes nos bastidores, sobretudo pelo fim do Esporte Interativo, a mudança busca revigorar a melhor competição do futebol brasileiro no primeiro semestre, aumentando o número de confrontos entre as equipes mais expressivas de cada estado. A princípio, uma alteração de rumos interessante.

E para esquentar os motores ao Nordestão 2019, preparamos um material especial: um dos nossos mapas interativos, com todos os times que participaram do torneio regional. Há diferentes competições que se pleiteiam como embrionárias da Copa do Nordeste, mas, para facilitar a padronização, consideramos apenas as edições reconhecidas oficialmente pela CBF – a partir de 1994. Também não levamos em conta as diferentes copas envolvendo clubes do Norte ao lado dos nordestinos. A lista final inclui os participantes que caíram logo nas preliminares.

Os times estão identificados por seus estádios, sobretudo aqueles em que costumam mandar os seus principais jogos. Alguns escudos estão sobrepostos, portanto é necessário aproximar a visualização para diferenciar equipes da mesma cidade. A ordem dos símbolos é automática no Google Maps, determinada a partir das letras iniciais do nome de cada participante. Para complementar as informações, a lista que aparece do lado esquerdo apresenta as colocações de cada clube nas diferentes edições do Nordestão.

Aproveite a viagem!